Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal

Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal

Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 2 de 31Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 3 de 31Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 4 de 31Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 5 de 31Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Mais Imagens+ 26

Cieneguilla, Peru
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  624
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Renzo Rebagliati
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa Rosselló, Kohler, Legrand / Bticino, Nathan, Vainsa.
  • Colaborador: Helio Wong Blanco
  • Projeto De Iluminação: Francisco Dulanto
  • Cidade: Cieneguilla
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 22 de 31
© Renzo Rebagliati

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa MEC está localizada em um maravilhoso entorno natural, grandes morros de pedra dentro de um condomínio de campo nos arredores de Lima, no distrito de Cieneguilla. A casa, situada em um lote de 1.800 m2, conta com uma área coberta no primeiro pavimento de 200 m2, e no segundo, de 189 m2, além de uma área subterrânea para a piscina que tem 12 m2, totalizando 401 m2 de área coberta de residência. Além disso, um estacionamento para seis automóveis, um depósito e a casa de máquinas nos dão 223,41 m2 adicionais.

Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 9 de 31
© Renzo Rebagliati
Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 25 de 31
Planta - Térreo
Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 5 de 31
© Renzo Rebagliati

A motivação principal do projeto foi fazer com que seus habitantes pudessem aproveitar e apreciar o entorno natural: grandes morros de pedra. O caráter rústico e áspero da rocha aparente foi o resultado ao demolir o morro da parte posterior da casa, além de propiciar a seleção do material da obra, concreto aparente com textura das formas de madeira. Esse material produz um aspecto particular ao projeto e se mimetiza com o entorno. Para continuar com um ambiente rústico, foram escolhidos acabamentos como: madeira maciça para os tetos das varandas, divisórias com biombos e janelas, pisos cerâmicos e de pedra, evitando o uso de materiais que criem superfícies perfeitamente planas. 

Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 8 de 31
© Renzo Rebagliati
Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 26 de 31
Planta - Superior
Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 19 de 31
© Renzo Rebagliati

A disposição da planta é em forma de "L" com uma extremidade rotacionada para aproveitar a vista dos dormitórios do segundo pavimento. A entrada principal se dá por um caminho longo com cobertura de pedra, o qual conduz os usuários a partir da praça que se encontra subindo ao nível do terreno (3 metros sobre o nível da rua), até a rocha aberta do morro, atravessando um longo pergolado de madeira que, futuramente, será coberto com Primaveras.

Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 20 de 31
© Renzo Rebagliati

A área social está ao lado direito do hall de entrada e a área privada ao lado esquerdo. A casa possui cinco dormitórios para a família, todos com banheiro próprio. O dormitório principal está no primeiro pavimento, enquanto os demais foram distribuídos no segundo, agrupados em dois pares, cada par com vistas diferentes. O isolamento foi resolvido aproximando a casa do morro e orientando as vistas dos dormitórios para o lado oposto, já que o sol se esconde por trás desse morro posterior. O projeto busca promover a integração familiar através da formação de espaços de pé-direito duplo e pontos que os rodeiam ou atravessam, ainda que isso também se dê pelo protagonismo da varanda em frente à sala, junto à piscina.

Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 12 de 31
© Renzo Rebagliati
Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 28 de 31
Cortes
Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal - Imagem 4 de 31
© Renzo Rebagliati

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal" [Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal] 29 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922486/casa-mec-francisco-dulanto-carbajal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.