Casa Soul Garden / Spacefiction Studio

Casa Soul Garden / Spacefiction Studio - Mais Imagens+ 40

Hyderabad, Índia
  • Arquitetos: Spacefiction Studio; Spacefiction Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asian Paints, AutoDesk, Bharath tiles, Ozone, Saint-Gobain, Trimble
  • Clientes: Suresh e Arpita
  • Engenharia: Raghavendra (ALONUM Design)
  • Paisagismo: Green Leaf Landscape
  • Fabricante : Fabtech
  • Arquitetos Responsáveis: Baba Sashank, Vindhya Guduru
  • Equipe De Projeto: Anusha Dasari
  • Cidade: Hyderabad
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Monika Sathe Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. A maioria dos lotes urbanos na cidade de Telangana, na Índia, possuem uma área aproximada de 170 metros quadrados. Encaixar um extenso programa, como o da Soul Garden House, em uma parcela tão pequena nos exigia uma solução bastante introvertida e compacta. Desafiando as regras do jogo, decidimos incorporar um jardim central ao redor do qual o programa seria distribuído. De forma a acomodar o estacionamento e outros espaços técnicos necessários, o jardim foi elevado, suspendendo todo os demais espaços da casa.

© Monika Sathe Photography

Com esta operação projetual, todos os demais serviços foram empurrados em direção ao limite sul do terreno, operando como massa térmica para amenizar o calor oriundo da incidência direta de raios do sol nesta região de clima quente e úmido. As áreas de uso comum, como a sala de estar e jantar, foram implantadas ao redor do jardim com amplas vistas e acesso direto a este interior-exterior através de portas de vidro de correr. Quando abertas, estas portas permitem que o espaço interior se funda com o exterior, como se casa e jardim fossem uma única entidade. Dois dos quartos foram implantados no pavimento superior, os quais podem ser acessados diretamente a partir do jardim através de um corredor aberto com bancos de concreto.

© Monika Sathe Photography
Plantas
© Monika Sathe Photography

O pátio central de pé-direito duplo foi revestido com painéis de aço perfurados a laser; parametricamente projetado para criar diferentes níveis de privacidade e iluminação. As perfurações são menores onde o edifício adjacente se encontra mais próximo e maiores onde a privacidade está garantida pela presença de uma parede opaca do vizinho.

© Monika Sathe Photography

No topo, o jardim é coberto pelo mesmo sistema em painéis de aço e vidro como proteção contra a chuva e insetos. A luz, delicadamente filtrada através das aberturas perfuradas, permitem o crescimento contínuo do exuberante jardim tropical que ocupa o coração da casa. Uma espécie de átrio permite ainda iluminar além, chegando até o subsolo onde encontram-se a sala de jogos e a garagem. No jardim há também uma fonte que preenche o espaço com um agradável ruído de água. Em qualquer lugar da casa, nos sentimos sempre muito perto da natureza, consciente do ambiente natural que nos cerca.

© Monika Sathe Photography

O quarto principal tem uma varanda invertida, voltada para o lado de dentro e de frente para o jardim interior. O mobiliário foi projetado com materiais locais como a cana. Além disso há muito vidro, inclusive nos banheiros, de modo que partes do jardim são sempre visíveis e a iluminação natural possa fluir livremente para o interior da casa.

© Monika Sathe Photography
Envoltória
© Monika Sathe Photography

O quarto da criança, por outro lado, possui uma varanda que se abre para o leste. O mobiliário embutido, com suas aberturas voltadas par o jardim, faz a mediação entre o espaço interior e exterior. O escritório, por sua vez, conta com uma jardineira sobre a luz difusa que vem da clarabóia acima chamando a atenção para o verde no momento em que adentramos o espaço.

© Monika Sathe Photography

Na fachada exterior, todas as aberturas contam com brises metálicos micro-perfurados. Estes elementos oferecem uma total privacidade para a casa em relação as ruas adjacentes e seus vizinhos. Devido ao tamanho das aberturas, estes painéis parecem opacos quando vistos do lado de fora durante o dia, mas durante à noite, transformam a casa em uma farol iluminado. O piso foi executado em uma mistura de óxido de cimento amarelo e branco e azulejos artesanais feitos à mão. O forro em concreto foi deixado aparente, contrapondo o fulgor das paredes brancas amplamente iluminadas pela constante luz difusa que se espalha por todos os espaços da casa.

© Monika Sathe Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Soul Garden / Spacefiction Studio" [Soul Garden House / Spacefiction Studio] 15 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922472/casa-soul-garden-spacefiction-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.