404.zero: dupla de arquitetos que produz instalações audiovisuais vem à América Latina

Compondo o quadro da 16ª edição do Festival MUTEK, realizado na Cidade do México desde 2003, a participação do Coletivo 404.zero foi anunciada como uma das principais atrações deste ano. A dupla de arquitetos do 404.zero, dedicados a projetar espaços e experiências imersivas utilizando instalações audiovisuais e live performance, tem como principal interesse - e uma incontrolável fascinação - pelo desconhecido, o universo e a morte.

Composto pela artista multimídia Kristina Karpysheva - que a mais de cinco anos tem trabalhado com performance e teatro além de experimentos audiovisuais - e o projetista audiovisual Aleksandr Letsius - cofundador do coletivo Tundra -, o duo se dedica a criação e execução de projetos de instalações audiovisuais em grande escala. Depois de se conheceram em uma feira de arte na cidade de Moscou, a dupla passou a desenvolver uma série de projetos colaborativos de arte imersiva. Posteriormente, Kristina e Alexandr decidiram formalizar a sua parceria criativa fundando o coletivo que foi chamado de 404.zero, um espaço comum onde os dois podem experimentar e explorar novas ferramentas e linguagens, com a missão de destripar dogmas e valores convencionais tanto no processo criativo como no resultado final de suas obras.

404.zero: dupla de arquitetos que produz instalações audiovisuais vem à América Latina - Imagem 3 de 12
Cortesía de MUTEK

404.zero chega ao MUTEK MX para estrear na América Latina a sua mais nova colaboração, a peça Jetlag, uma instalação audiovisual que sobrepõe sons produzidos por um sintetizador e imagens geradas em tempo real através de um algoritmo aleatório. Ao invés de samples e loops, esta instalação audiovisual é criada a partir de códigos, equações e sinais elétricos instintivos. Através de sua lógica criativa, o 404.zero nos convida a imergir em um não-lugar, em uma outra dimensão espaço-tempo, onde o relógio biológico e a lógica do tempo não parecem fazer nenhum sentindo.  

404.zero: dupla de arquitetos que produz instalações audiovisuais vem à América Latina - Imagem 11 de 12
Cortesía de MUTEK

MUTEK MX é um festival comprometido em promover e disseminar o trabalho realizado pelos artistas mais inovadores da arte digital: estréia de peças e instalações exclusivas e inéditas, apresentação de obras de arte imersiva e o que há de mais recente no campo da música eletrônica e experimental, além de mesas redondas, discussões e palestras realizadas nos espaços culturais mais emblemáticos da Cidade do México.

Para mais informações visite MUTEK MX.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "404.zero: dupla de arquitetos que produz instalações audiovisuais vem à América Latina" [404.zero: el dúo de arquitectos audiovisuales que se presentará en el Festival MUTEK MÉXICO] 09 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922470/40ero-dupla-de-arquitetos-que-produz-instalacoes-audiovisuais-vem-a-america-latina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.