Alojamento em Yaracuy / avella taller de arquitectura

© Saúl Yuncoxar

Alojamento em Yaracuy / avella taller de arquitectura - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: avella taller de arquitectura; avella taller de arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Saúl Yuncoxar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Mosaicos Cardone, OTAI Design
  • Colaboradores: Miguel Rosas, Alexandra Rebolledo
  • Engenharia, Gerência E Construção: OCO
  • Cálculo Estrutural E Instalações: David Viloria
  • Cálculos Métricos: Jorge Mario Mejía
  • Construção E Obra Civil: Campamento MG, Gerardo Riera, José Freites, Miguel Báez, Vicente Álvarez
  • Arquiteto Responsável: Ricardo Avella
  • Cidade: Nirgua
  • País: Venezuela
Mais informaçõesMenos informações
© Saúl Yuncoxar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi encomendado por um acampamento recreativo que funciona há 15 anos no Maciço de Nirgua, no estado de Yaracuy. A fazenda tem uma série de cabanas que podem acomodar até 250 campistas, construídas lentamente e com grande esforço desde a sua fundação. Mas este processo laborioso nunca foi formalmente planejado, fazendo com que o espaço se tornasse um conjunto de edificações muito diferentes umas das outras e nem sempre com espaços bem dimensionados. No entanto, em meados de 2016, o conselho decidiu planejar, com a ajuda de um arquiteto, o futuro do acampamento.

© Saúl Yuncoxar
Planta - Cabana
© Saúl Yuncoxar

Começaria demolindo uma construção de terra antiga, obsoleta e insuficiente, para substituí-la por novas cabanas mas, em paralelo, ele teve que pensar em trabalhos futuros, a adequação do restante das edificações e como integrar todos os espaços. De alguma forma, o projeto esteve relacionado à construção de uma gramática arquitetônica. A cimentação de uma linguagem que poderia ser usada em novos trabalhos, mas também em peças de reposição, resultando em uma identidade para o acampamento. Isto foi conseguido através do uso de certos materiais, mas também com a definição de um catálogo de elementos arquitetônicos que, quando usado com um critério de composição, estabeleceria uma ordem ao longo dos 40 hectares da fazenda.

© Saúl Yuncoxar

O alojamento apresentava custos fixos muito altos associados à compra e aplicação de tinta para a manutenção das cabanas. Portanto, decidiu-se utilizar, na medida do possível, materiais que, por sua vez, já eram o acabamento final. O tijolo maciço foi escolhido para a construção das paredes, não somente devido à sua baixa manutenção, mas também porque fornece uma massa térmica que melhora a capacidade da edificação para lidar com as baixas temperaturas da montanha. A tinta foi substituída por frisos de cimento com óxido de ferro e os pisos foram finalizados com ladrilhos hidráulicos. Todos os materiais e acabamentos artesanais de longa tradição no país, que não deixaram de ser produzidos no meio da escassez, e que, portanto, serão acessíveis a médio e longo prazo.

Cortesía de Ricardo Avella
Elevação e Corte
© Saúl Yuncoxar

Entre todos os elementos do catálogo, destacam-se os contrafortes de tijolo maciço que, integrados na estrutura metálica, estabelecem uma ordem e distribuem o espaço interior. O arranjo dos beliches e o espaço entre eles é definido pelo ritmo ditado por contrafortes e janelas, de modo que o acesso confortável é garantido para as crianças que usam as cabanas.

© Saúl Yuncoxar

Além disso, os contrafortes mostraram se adaptar muito bem em outros projetos de adequação que estão sendo executados na fazenda, tornando-se parte da identidade do lugar. O módulo composto por contrafortes, estrutura, soleiras de tijolos e janelas de madeira, também cria uma unidade de composição suficientemente flexível que permite adaptar as edificações que serão construídas no futuro de acordo com as necessidades do momento e do programa.

© Saúl Yuncoxar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nirgua 3205, Yaracuy, Venezuela

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Alojamento em Yaracuy / avella taller de arquitectura" [Dos cabañas en Yaracuy / avella taller de arquitectura] 03 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922433/alojamento-em-yaracuy-avella-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.