"Tijolo por tijolo": conheça a história por trás do Sesc Pompeia de Lina Bo Bardi

"Tijolo por Tijolo" é uma websérie sobre o Sesc Pompeia, obra-prima de Lina Bo Bardi. Através de vídeos de curtíssima duração é possível conhecer a trajetória do bairro da Pompeia e saber mais sobre a fábrica que funcionava no espaço antes de o Sesc ser aberto. Além disso, a série também retrata o processo de readequação e requalificação da área e curiosidades do projeto realizado pela arquiteta ítalo-brasileira. No total são 11 episódios com conteúdos exclusivos sobre a Cidadela da Liberdade, contendo fatos históricos, citações da arquiteta e fotos raras. Confira abaixo todos os vídeos da série:

A História do bairro da Pompeia, em São Paulo

[Edit]: Ao contrário do que foi afirmado no segundo 5, o loteamento que deu origem ao bairro da Pompeia foi feito a partir de diversas chácaras da região e não de uma chamada Fazenda Pompeia, que nunca existiu. Já o nome do bairro, como explicado no texto abaixo, é, de acordo com uma das teorias mais aceitas, uma homenagem do dono da Companhia Urbana Predial, o empresário Rodolpho Miranda, à sua esposa, Aretusa Pompéia.

A Fábrica antiga que funcionava onde é o Sesc Pompeia

A história do Conjunto Esportivo do Sesc Pompeia

Como foram pensadas as Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia

Por que as cadeiras do Teatro do Sesc Pompeia são um pouco... duras?

Quem foi Lina Bo Bardi?

A história do Deck e do córrego que corta o Sesc Pompeia

A chaminé da Fábrica do Sesc Pompeia

Arquitetura do Sesc Pompeia: um convite à convivência

Descubra detalhes sobre a restauração do Sesc Pompeia

As janelas do Conjunto Esportivo do Sesc Pompeia

Este artigo foi postado originalmente no dia 01 de agosto de 2019 e atualizado em 22 de dezembro de 2020.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. ""Tijolo por tijolo": conheça a história por trás do Sesc Pompeia de Lina Bo Bardi" 23 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922137/tijolo-por-tijolo-conheca-a-historia-por-tras-do-sesc-pompeia-de-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.