Residência M&P / Nicolás Campodonico

Residência M&P / Nicolás Campodonico - Mais Imagens+ 38

Rosario, Argentina
  • Arquitetos: Nicolás Campodonico; Nicolás Campodonico
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  326
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias :Cortesia de Nicolás Campodonico,
  • Colaboradores: Arq. Mariana Peirano, Arq. Soledad Cugno, Arq. Maximiliano Animas, Arq. Camila Boffo
  • Estrutura : Eng. Civil Santiago Landucci
  • Empresa Construtora : Mecsa
  • Gestão De Obra: Marcelo Sobrero
  • Paisagismo: Silvestre Borgatello
  • Cidade: Rosario
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Nicolás Campodonico

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada em um condomínio fechado perto da cidade de Rosario. As construções existentes constituem um conjunto bastante heterogêneo de casas, nas quais predominam os volumes puros de alvenaria, finalizados com material em tons claros. O projeto pretende ser "mais uma casa" deste conjunto, tomando essas características a partir das pré-existências como parâmetros iniciais de desenho.

Cortesía de Nicolás Campodonico
Planta - inferior
Cortesía de Nicolás Campodonico

O projeto é organizado a partir de uma sequência espacial que começa na via pública e culmina em um jardim privado, contido entre o volume principal da casa e um pavilhão de lazer localizado na parte posterior do lote. A rota de entrada que começa na rua, encontra um primeiro episódio ao passar sob uma viga que percorre toda a frente da construção, a uma altura de 2,05 metros, marcando claramente o início da esfera privada.

Cortesía de Nicolás Campodonico

O espaço contido por este elemento estrutural constitui um grande átrio, parcialmente coberto para estacionamento e outro espaço a céu aberto antes da entrada principal. A sequência continua com um pequeno ambiente onde a porta de madeira maciça principal cobre toda a abertura e configura a entrada. Já no interior, os espaços são articulados e interligados através de uma escadaria que sobe em quatro secções para terminar em uma claraboia que traz, ao longo do ano, a luz vinda do norte e a conduz ao centro da casa.

Cortesía de Nicolás Campodonico
Corte Transversal 2
Cortesía de Nicolás Campodonico

Em seguida, os dois espaços, como a cozinha e a sala de jantar, estão conectados ao jardim por uma grande galeria voltada para o leste. A sequência culmina no jardim contido entre a residência e o pavilhão multiuso. O espaço verde abriga uma piscina e é orientado para o norte. A casa, mais uma, em termos de aparência, reserva para seus habitantes condições espaciais, usos e privacidade que enriquecem a vida cotidiana.

Cortesía de Nicolás Campodonico
Corte Longitudinal 1
Cortesía de Nicolás Campodonico

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência M&P / Nicolás Campodonico" [Casa M&P / Nicolás Campodonico] 04 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921986/residencia-m-and-p-nicolas-campodonico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.