Casa de Lata / sauermartins

Casa de Lata / sauermartins - Cadeira, VigaCasa de Lata / sauermartins - Mesa, Cadeira, Fachada, Terraço, PátioCasa de Lata / sauermartins - FachadaCasa de Lata / sauermartins - FachadaCasa de Lata / sauermartins - Mais Imagens+ 22

Canela, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: Cássio Sauer, Elisa Martins
  • Colaboradores: Lucas Schneider Zimmer, Ignacio de La Vega, Eliza Hauschild, Paula Motta, Javier Guardiola, Carolina Mottin, Mariana Fagián, Barbara Perin Remussi, Luísa Cassol Pasqualotto, Júlia Scopel Fraga
  • Estrutura: Filipa Abreu
  • Consultores: José Luiz Canal
  • Projeto Participante : Mostra Y.A.L.A. YOUNG ARCHITECTS IN LATIN AMERICA 16. mostra internazionale di Architettura LA BIENNALE DI VENEZIA . 2018 / Selecionada entre os 20 projetos que representam o Brasil no panorama de obras da Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo . 2019
  • Cidade: Canela
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Lata / sauermartins - Janela, Fachada, Terraço, Aido
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste lugar, a paisagem se transforma do contrastante azul do céu e verde da vegetação aos dias cinzas de frio e neblina típicos da região com um dos invernos mais rigorosos do Brasil. 

Casa de Lata / sauermartins - Fachada
© Federico Cairoli

A casa é envolvida por um jardim que permeia o projeto e vincula o construído ao seu entorno natural. Por meio da configuração de casa pátio, o projeto volta os espaços da residência para um jardim interior, que enquadra e direciona as vistas para as árvores preservadas do entorno, ao mesmo tempo em que assegura privacidade aos espaços internos. 

Casa de Lata / sauermartins - Mesa, Cadeira, Fachada, Terraço, Pátio
© Federico Cairoli
Planta
Casa de Lata / sauermartins - Imagem 11 de 27
© Federico Cairoli

O programa atende aos requisitos do casal de proprietários: uma casa urbana e térrea com uma ampla garagem para abrigar sua singela coleção de carros antigos. 

Casa de Lata / sauermartins - Imagem 10 de 27
© Federico Cairoli

Conformando um único volume, a planta quadrada é dividida em três setores. Os dois setores opostos, de mesma área, acomodam de um lado a garagem e do outro, a casa, e estão articulados pelas áreas de serviço e pelo espaço de churrasqueira que se conecta à área externa central. 

Casa de Lata / sauermartins - Janela, Fachada, Terraço
© Federico Cairoli

Desde o exterior, a casa se apresenta como um bloco fechado e austero e, a partir do pátio interno, se transforma em planos transparentes e permeáveis, com amplas janelas que integram casa e jardim. O pátio se traduz em um espaço introspectivo e contemplativo que relaciona os diferentes setores do programa. A abertura linear na fachada da garagem possibilita o enquadramento dos carros estacionados, integrando-os à área da residência. 

Casa de Lata / sauermartins - Fachada
© Federico Cairoli

A organização das funções domésticas busca, ao mesmo tempo, a continuidade e fluidez dos percursos e a qualidade dos espaços internos, em especial no que se refere à abundante iluminação natural e à ampla conexão com o exterior. Cada ambiente mantém uma relação única com os demais cômodos e com as vistas de suas janelas. Uma série de portas de correr organizam e delimitam as áreas sociais e privadas, conformando um amplo espaço íntimo para o cotidiano do casal. 

Casa de Lata / sauermartins - Mesa, Madeira, Cadeira, Viga
© Federico Cairoli

O orçamento restrito foi um fator determinante na definição dos materiais e tecnologias utilizadas na construção, com vistas a sua viabilidade e reduzida manutenção. O projeto combina estrutura de concreto para a base [fundações, lajes e móveis fixos] com estrutura metálica para as colunas e vigas da superestrutura. As paredes externas e a cobertura recebem o mesmo revestimento em painel metálico, que, em conjunto com a fachada principal em madeira, conformam o volume monolítico. 

Casa de Lata / sauermartins - Cadeira, Viga
© Federico Cairoli

As superfícies combinam revestimentos de madeira, vidro e metal como reflexo da composição tanto industrial como artesanal do processo de construção. 

Casa de Lata / sauermartins - Fachada
© Federico Cairoli

A aparência escura dos materiais externos remete à técnica local tradicionalmente empregada no tratamento de casas de madeira. O projeto resulta, assim, em uma arquitetura simples, capaz de se integrar à paisagem. 

Casa de Lata / sauermartins - Fachada
© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Lata / sauermartins" 30 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921967/casa-de-lata-sauemartins> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.