RIBA divulga finalistas do primeiro Prêmio Neave Brown de Habitação

O Royal Institute of British Architects (RIBA) apresentou os projetos finalistas para o primeiro Prêmio Neave Brown para Habitação, criado em homenagem ao arquiteto Neave Brown, vencedor da Royal Gold Medal de 2018, a qual foi entregue em 2017 devido a saúde debilitada do arquiteto que acabou falecendo em janeiro de 2018. Os quatro projetos habitacionais finalistas do Prêmio Neave Brown foram anteriormente premiados com o RIBA Regional Award de 2019 nas cidades de Londres, Cambridge e Norwich.

Neave Brown, um dos arquitetos modernistas mais engajados socialmente no Reino Unido e no mundo, tornou-se internacionalmente conhecido por seu projeto habitacional visionário Alexandra Road. Construído pelo Conselho de Londres de Camden na década de 1970, o edifício de 500 unidades é, segundo o próprio Brown, uma "cidade" em si, com um parque público de mais de 15 mil metros quadrados.

Além do Prêmio Regional do RIBA, para serem selecionados para o Prêmio Neave Brown os projetos devem contar com dez ou mais unidades habitacionais, sendo que um terço destas devem ter sido comercializadas a preços acessíveis.

O grande vencedor do Primeiro Prêmio Neave Brown será anunciado na cerimônia de premiação do RIBA Stirling Prize no próximo dia 8 de outubro.

Brentford Lock West Keelson Gardens, Londres / Mae Architects

Brentford Lock West Keelson Gardens, London / Mae Architects. Imagem © Tim Crocker

Implantado junto a um canal e compreendendo seis grandes edifícios habitacionais inspirados pela arquitetura e pelo passado industrial do local, o Brentford Lock West Keelson Gardens se define por condominios lineares de quatro pavimentos. 

RIBA divulga finalistas do primeiro Prêmio Neave Brown de Habitação - Mais Imagens+ 15

Eddington Lot 1, Cambridge / WilkinsonEyre with Mole Architects

Eddington Lot 1, Cambridge / WilkinsonEyre with Mole Architects. Imagem © Jack Hobhouse

Desenvolvido para a Universidade de Cambridge, este novo bairro residencial é um exemplo de projeto urbano integrado. Incorporando uma enorme variedade de tipologias habitacionais, incluindo desde quitinetes à generosos apartamentos, o Condomínio Eddinton Lot 1 em Cambridge encontra-se perfeitamente integrado ao seu contexto, contando ainda com um supermercado e um hospital.

RIBA divulga finalistas do primeiro Prêmio Neave Brown de Habitação - Mais Imagens+ 15

Goldsmith Street, Norwich / Mikhail Riches & Cathy Hawley

Goldsmith Street, Norwich / Mikhail Riches with Cathy Hawley. Imagem © Tim Crocker

Este grande empreendimento de 105 casas altamente eficientes em termos de energia foi desenvolvido em um sistema de aluguel social dentro da Prefeitura de Norwich.

RIBA divulga finalistas do primeiro Prêmio Neave Brown de Habitação - Mais Imagens+ 15

The Colville Estate, Londres / Karakusevic Carson Architects & David Chipperfield Architects

The Colville Estate, London / Karakusevic Carson Architects with David Chipperfield Architects. Imagem © Peter Landers

The Colville Estate é um arrojado projeto de reforma de um antigo conjunto habitacional no Condado de Hackney, em Londres. Projetado e construído em estreita colaboração entre arquitetos e moradores, o novo conjunto abriga 925 novas unidades em um bairro inteiramente reurbanizado. 

RIBA divulga finalistas do primeiro Prêmio Neave Brown de Habitação - Mais Imagens+ 15

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "RIBA divulga finalistas do primeiro Prêmio Neave Brown de Habitação" [RIBA Reveals Shortlist for Neave Brown Award for Housing] 30 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921899/riba-divulga-finalistas-do-primeiro-premio-neave-brown-de-habitacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.