Casa SM / Quesnel arquitectos

Casa SM / Quesnel arquitectos - Mais Imagens+ 18

Mérida, México
  • Arquitetos: Quesnel arquitectos; Quesnel arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  538
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manolo R. Solis
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Comex, EUCOMEX, Interceramic, Pinturas Berel, Sika
  • Equipe De Projeto: Natalia Reyes, Rodrigo Domínguez, Jorge Madera
  • Construtora: NEXUS Vivienda
  • Arquiteto Responsável: Carlos Quesnel Moguel
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Manolo R. Solis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta consiste em uma residência unifamiliar rodeada por vegetação. O projeto está situado ao norte da cidade de Mérida, em um contexto em desenvolvimento, cuja ativação territorial está sendo desencadeada por residências unifamiliares, edifícios multifamiliares e estabelecimentos comerciais. A superfície total do lote foi dividida em dois, sendo uma destinada à casa e a outra a um projeto futuro da família. Ambas serão conectadas por uma varanda ao sul do terreno.

© Manolo R. Solis
Planta - Térreo
© Manolo R. Solis

As atividades domésticas requeridas pelos usuários foram configuradas de acordo com a relação entre elas e o grau de privacidade necessária a cada uma, assim como pelas características climáticas do local. O programa se organiza em três volumes orientados a norte para permitir que a ventilação natural cruzada regule a temperatura interna. As aberturas foram definidas pela trajetória solar com a intenção de proporcionar iluminação natural indireta aos espaços internos.

© Manolo R. Solis

Os volumes correspondem às atividades que abrigam e eles se relacionam com os jardins. O corpo central recebe as atividades coletivas e articula todos os espaços entre si através de um pé direito duplo que delimita dois terraços externos, um no térreo e outro no pavimento superior. O volume central gera uma abertura para o jardim posterior no térreo e permite conexões físicas e visuais entre os espaços públicos internos e o externo.

© Manolo R. Solis

As atividades privadas acontecem nos elementos sólidos com aberturas específicas para regular as visuais e sua interação com as diversas áreas da casa. Uma sequência de pátios no térreo vincula os espaços privados com o exterior vegetal. Os materiais são uma narrativa sobre as atividades realizadas no interior. As superfícies de pedra envolvem os espaços que demandam privacidade, enquanto o vidro permite conexões visuais entre os volumes e seu contexto.

© Manolo R. Solis
Corte Longitudinal
© Manolo R. Solis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa SM / Quesnel arquitectos" [Casa SM / Quesnel arquitectos] 31 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921820/casa-sm-quesnel-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.