Casa Aglae / AFARQ Arquitectos

Casa Aglae / AFARQ Arquitectos - Mais Imagens+ 13

Santo Domingo, Chile
  • Arquitetos: AFARQ Arquitectos; AFARQ Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pablo Blanco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Arauco, Beagle, Portinari
  • Cálculo Estrutural: Matías Pellet
  • Construção: AFARQ Arquitectos
  • Arquiteto Responsável: Andrés Farías Caballero
  • Equipe De Projeto: Valentina Recabarren, Francisco Vidal, Víctor Hurtado
  • Cidade: Santo Domingo
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Blanco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Aglae é nossa proposta para uma residência de final de semana em Santo Domingo, balneário situado a 120 km de Santiago. Os fortes ventos oeste que predominam no verão nos fizeram propor a casa com uma implantação paralela ao comprimento do terreno, em sentido leste-oeste, formando um pátio interno protegido como área principal da casa.

© Pablo Blanco
Planta
© Pablo Blanco

Assim, o projeto consiste em um pavimento que recebe todos os ambientes dispostos com orientação norte para maximizar a recepção de luz solar. Apenas o dormitório principal foi orientado para oeste, aproveitando as vistas do entardecer. Uma das poucas paredes da fachada principal serve para ocultar as janelas da área de estar que, ao serem abertas, integram totalmente este ambiente com o pátio. A parede que fecha o pátio para a rua foi revestida com uma antiga madeira de lariço em uma combinação de ripas de diversos tamanhos.

© Pablo Blanco

A construção se sustenta em pilares de madeira de pinheiro de 8”, sobre os quais se apoia uma sobre-laje e divisórias de ferro galvanizado de 0,85mm. Os exteriores foram revestidos em madeira de pinheiro de 1x4 protegida com carbolineum. Foram utilizadas tábuas de ferro de 3mm para os acabamentos inferior e superior. Nos preocupamos em simplificar ao máximo a construção dessa casa para atingir um custo muito baixo, e isso se reflete em uma geometria simples e clara, sem agregar nada desnecessário ao edifícios: tanto a estrutura, quanto os materiais e detalhes foram pensados cuidadosamente para que a casa pudesse ser executada à distância com o mínimo de supervisão.

© Pablo Blanco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Aglae / AFARQ Arquitectos" [Casa Aglae / AFARQ Arquitectos] 29 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921814/casa-aglae-afarq-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.