Residência Cal Meya a Nas / aquidos

Residência Cal Meya a Nas / aquidos - Mais Imagens+ 24

Nas, Espanha
  • Arquitetos: aquidos; aquidos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1783
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Anna Pericas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, BMI Cobert, Formigons i àrids, Fustes Grau i Grau SL, Giscolene 80, Rollgum SL, Traspir 135 plus, Traspir 135 plus, Rothoblaas
  • Clientes: Balcó de Nas SL
  • Engenharia: Estudi m103, SLP, Jorge Blasco i Àngels Sierra.
  • Instalaciones: Jorge Such Ingeniería
  • Arquitetos Responsáveis: Jordi Jané, Josep M. Gordi, Oriol Marin, Carles Bárcena, Aleix Jané, Núria Garcia
  • Equipe De Projeto: Marta Fernández
  • Cidade: Nas
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Anna Pericas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto residencial Cal Meyase situado em Nas, um pequeno núcleo urbano do município de Bellver de Cerdanya, situado a 1.227 metros de altitude, na face norte do Parque del Cadí Moixeró. Nas é um núcleo residencial consolidado com uma população fixa inferior à trinta pessoas, onde a maioria das edificações se destina ao uso de temporada. O terreno a ser edificado está situado à sul da cidade, tem formato irregular e um importante desnível entre os limites nordeste e sudoeste.

© Anna Pericas

Um dos objetivos principais do projeto é a integração das novas edificações (13 residências) no conjunto da cidade, mantendo a tipologia tradicional do lugar, a "casa ceretana" e a "era". O segundo objetivo é que todas as casas tenham vistas à Cadí e o terceiro, estabelecer uma relação entre as casas que garanta a privacidade entre cada volume.

© Anna Pericas

O conjunto do lote se divide em 4 Unidades Tipológicas, com um total de 13 habitações. Nessa primeira fase se constroem 4 habitações, distribuídas em 2 Unidades Tipológicas. A Unidade Tipológica 1 possui uma habitação enquanto a 2 possui 3.

© Anna Pericas

O acesso veicular a cada ¨era¨ se dá através de duas portas "ceretanas", desde as quais se chega à garagem que se encontra no térreo. O acesso às residências acontece pela "era", ainda que um "call" (viela típica) permite aceder à residência 4 pela parte posterior.

Corte
Planta

A edificação se organiza para conseguir as melhores orientações e vistas. Para consegui-lo se faz necessário localizar as salas de estar nos pisos superiores, de forma que as vistas superem a altura das edificações vizinhas, existentes e futuras. Para favorecer a acessibilidade, duas das residências possuem um acesso posterior secundário, que permitem o ingresso já no primeiro pavimento desde a rua de trás.

© Anna Pericas

Para conseguir uma imagem de edificação rural se potencia o uso da diversidade de volumes, alturas e vãos livres. Isso, juntamente com a incorporação de materiais próprios do lugar (fachadas em pedra, elementos em madeira, telhados em telha árabe), permite oferecer uma imagem de edificação integrada ao entorno, adaptada à topografia do terreno.

© Anna Pericas

A estrutura vertical esta formada por paredes de carga de ladrilho cerâmico e a estrutura horizontal por lajes unidirecionais com vigotas de madeira laminada, com uma capa de compressão unida por conectores, o que permite a reduzir a dimensão das vigotas.

© Anna Pericas

Telhado inclinado suportado por vigas de madeira laminada, painel sanduíche com isolamento térmico e acabamento com telha árabe. A fachada está composta por parede de pedra autóctone ancorada com elementos metálicos, isolamento térmico, parede de bloco cerâmico perfurado, reboco, acabamento em gesso e pintado. Toda a caixilharia é de madeira maciça com vidros duplos e câmara de ar.

© Anna Pericas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Cal Meya a Nas / aquidos" [Residencial Cal Meya a Nas / aquidos] 27 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921714/residencia-cal-meya-a-nas-aquidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.