Fazenda Flutuante / Goldsmith Company

Fazenda Flutuante / Goldsmith Company - Mais Imagens+ 24

  • Clientes: Floating Farm Holding BV
  • Engenharia: Alcomtec
Mais informaçõesMenos informações
© Ruben Daio Kleimeer

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fazenda Láctea Flutuante foi concebida para aproximar o produtor do consumidor. Nesta unidade flutuante, a produção, o processamento e a distribuição de produtos derivados do leite encontram-se a um passo do consumidor final, reduzindo as distâncias, diminuindo custos e promovendo a conscientização dos moradores. Além disso, a fazenda opera como uma unidade de processamento de resíduos urbanos, transformando-os em suplementos orgânicos para a alimentação das vacas. Restos de frutas, grãos e vegetais assim como a grama que é cortada no estádio de futebol do Feyenoord fazem parte do cardápio. Este processo de triagem e processamento de resíduos urbanos dentro da cidade contribui para a minimização do desperdício e a economia de energia, além é claro, de constituir uma fonte saudável de alimentação para os animais. A Fazenda Láctea Flutuante é a primeira de uma série de fazendas que serão implantadas na chamada 'Foodstrip' de Roterdã, na qual uma ampla gama de alimentos passará a ser produzida dentro da própria cidade. 

© Ruben Daio Kleimeer
© Ruben Daio Kleimeer

O projeto é, em essência, um edifício agrícola construído sobre uma plataforma flutuante. A organização do programa, da estrutura e a escolha dos materiais foram pensadas para melhorar a flutuabilidade e a estabilidade da unidade. O resultado disso, como em um navio, é uma organização vertical em camadas que coloca todos os componentes estruturais e técnicos pesados na parte submersa do edifício. Todos os espaços operacionais estão situadas em uma estrutura leve e transparente que se ergue acima da superfície da barca, partindo de uma laje de concreto e fechamentos em policarbonato translúcido até chegar à cobertura completamente aberta transparente.

© Ruben Daio Kleimeer

A Fazenda Flutuante é uma estrutura compacta e inteligentemente projetada. Ela abriga em uma estrutura singular desde instalações técnicas, espaços de armazenamento, processamento e produção até a expedição dos produtos prontos para a comercialização. Três pontões de concreto conectados entre si abrigam o pomar da fazenda, ingredientes utilizados na produção de iogurte além das instalações para a captação e armazenamento de águas da chuva e para o tratamento das águas residuais da fazenda. No pavimento superior da fábrica encontra-se a estrutura de processamento do leite e seus derivados, os processos de produção de alimentos para os animais, o manuseio dos resíduos e o espaço de comercialização dos produtos. O jardim coberto tem capacidade para abrigar até quarenta animais e conta com um sistema automatizado de recolhimento de estrume e um sistema mecanizado para a ordenha das vacas.

Conceito

Circundando o jardim das vacas, encontram-se duas galerias verticalmente conectadas através de duas pontes de aço, as quais funcionam como um percurso didático. Ao longo dessa rota, os visitantes podem visitar a fazenda sem interferir no funcionamento e operação do edifício. Junto às cercas de proteção do jardim os visitantes podem ver de perto os animais e paredes de vidro no interior do edifício permitem visualizar o processamento dos produtos, transformando este percurso em uma experiência sensorial além de destacar o caráter transparente da empresa. Processamento de alimentos e resíduos foram organizados em um sistema logístico separado, compacto e eficiente que torna possível e seguro a integração de tais processo em uma única estrutura vertical. 

© Ruben Daio Kleimeer
© Ruben Daio Kleimeer

Com a expansão futura da "Foodstrip", o porto de Roterdã será deslocado para o oeste da cidade, alterando os limites entre a zona portuária e a cidade que passará a ver mais fazendas flutuantes que navios e mais vacas que contêineres. Consequentemente, espaços voltados às atividades comerciais tradicionais serão aos poucos substituídos por outros tipos de empreendimentos menos agressivos e mais compatíveis com o espaço urbano. A economia portuária, com sua correspondente dinâmica comercial, está ocupando cada dia menos espaço nas bacias e canais da cidade de Roterdã, transformando a paisagem urbana da cidade. A área de Merwehaven está à caminho de se tornar um espaço vazio e desabitado junto à uma paisagem urbana de extremamente densa e habitada. Com as fazendas flutuantes, os estaleiros darão lugar a estruturas verdes e transparentes, o barulho cederá lugar ao silêncio, reaproximando a cidade e seus habitantes ao rio e a natureza.

© Ruben Daio Kleimeer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Merwehaven, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fazenda Flutuante / Goldsmith Company" [Floating Farm Dairy / Goldsmith Company] 07 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921599/fazenda-flutuante-goldsmith-company> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.