Casa de três estratificações / ihrmk

Casa de três estratificações / ihrmk - Mais Imagens+ 52

Nisshin, Japão
  • Arquitetos: ihrmk; ihrmk
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kenya Chiba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Hygolet de México, Nemetschek, Panasonic, Sanwa, Tokyo-Koei, Toto
© Kenya Chiba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado na encosta de uma pequena montanha com vista para a cidade. Ele é ligado por duas estradas no lado leste e oeste, com uma diferença de nível de 16m entre os dois lados. Ao leste está a parte mais alta da montanha e ao oeste há um muro de contenção e uma estrada na frente, seguido por uma encosta coberta de árvores, outro muro de contenção e uma estrada ao pé dele.

© Kenya Chiba

Ao observar as casas construídas nesta montanha, notei que geralmente haviam dois tipos de métodos de construção. Uma era importar terra, aterrar e construir uma casa típica em cima de um platô aterrado e a outra era cortar a encosta e construir um nível subterrâneo. Ambos são métodos convincentes para lidar com a inclinação, mas eu queria propor uma maneira de viver onde se possa sentir mais perto da encosta e das árvores que crescem na área.

© Kenya Chiba
Planta - Térreo
© Kenya Chiba

Por esta razão, eu decidi projetar a Casa com a Fundação em Camadas que tem uma forma secional que remetem aos apoios para bonecas Hina, algo que lembra uma arquibancada que segue a superfície inclinada e uma fundação rasa o suficiente para não atrapalhar o fluxo da água do subsolo. Esta fundação em camadas é composta de três degraus que descem 80cm cada um, seguindo a superfície da encosta de leste a oeste. O segundo andar, que inclui muitas funções como os banheiros, projeta 1,8 m em ambos os lados leste e oeste e funciona como um espaço intermediário que une o interior e o exterior.

© Kenya Chiba

O degrau mais alto no lado leste funciona como um espaço de amortecimento entre a casa e a estrada, e também se torna um pórtico de entrada. Além disso, esta etapa é estendida 90cm para dentro da casa para fornecer um balcão de cozinha no mesmo nível da estrada, mesa de estudos para crianças e um patamar para as escadas que levam ao segundo andar.

© Kenya Chiba
Corte
© Kenya Chiba

Oferecendo estes degraus que levam para a área de estar, desejou-se criar um relacionamento adequado onde os olhares dos vizinhos andando na rua da frente não seriam confrontados nem deixados de fora. O degrau do lado oeste funciona como um terraço que se projeta como se fosse mergulhar nas árvores, criando um lugar onde se pode sentir a agradável luz do sol e a brisa que entra pelas árvores.

© Kenya Chiba

De frente para o espaço intermediário, foram instalados acessórios de madeira que podem ser colocados nas paredes. No lado leste há uma abertura de 3,6 m por 2,2 m e no lado oeste uma de 5,4 m por 3,0 m. A casa, onde o interior, o espaço intermediário, os degraus, as encostas e as árvores são combinados como degraus, pilotis e acessórios de madeira, torna-se uma topografia e não uma residência, de modo que os moradores vivem neste terreno.

© Kenya Chiba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa de três estratificações / ihrmk" [Three Tiered Platforms House / ihrmk] 17 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921524/casa-de-tres-estratificacoes-ihrmk> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.