Casa da Piscina / António Cruz Lopes

Casa da Piscina / António Cruz Lopes - Fachada, CorrimãoCasa da Piscina / António Cruz Lopes - Janela, Fachada, TerraçoCasa da Piscina / António Cruz Lopes - Pia, BancadaCasa da Piscina / António Cruz Lopes - Fachada, Janela, Concreto, Cadeira, Terraço, PátioCasa da Piscina / António Cruz Lopes - Mais Imagens+ 30

Marco de Canaveses, Portugal
  • Arquitetos: António Cruz Lopes; António Cruz Lopes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
Casa da Piscina / António Cruz Lopes - Janela, Fachada
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Piscina teve como premissas fundamentais criar equilíbrio e harmonia na disposição conturbada do seu contexto, tal como não acrescentar mais desordem na envolvente existente. Com o recurso constante a pequenos artifícios que viriam a garantir a serena disposição de uma nova arquitetura num contexto rural. Pequenas reentrâncias, enquadramentos bem definidos, alhetas e a sobreposição de panos de vidro e de betão, foram alguns dos elementos que por pequenos que fossem se tornaram agregadores do conjunto.

Casa da Piscina / António Cruz Lopes - Fachada, Janela, Concreto, Cadeira, Terraço, Pátio
© José Campos
Planta - Pavimento Superior
Casa da Piscina / António Cruz Lopes - Sofá, Viga
© José Campos

Assim, e evitando excessivas compartimentações, combinou-se diferentes panos verticais de forma a definir claramente a estrutura de apoio para um pequeno pavilhão de vidro de 60m², com kitchenette, sanitário de serviço e uma piscina retangular implantada no exterior. Ainda relativamente ao pequeno pavilhão este define-se por ser um objecto de forma regular, de 6m x 10m e 2.7 m de altura, que ocupa um lugar de destaque sobre uma plataforma de betão, que por sua vez se apoia entre o patamar intermédio e o muro limite a poente, libertando assim espaço à cota mais baixa, para o acesso automóvel, uma zona técnica e um balneário de apoio à piscina.

Casa da Piscina / António Cruz Lopes - Janela, Fachada
© José Campos

Relativamente ao exterior, aproveitou-se as diferentes cotas e patamares e definiu-se a entrada à cota mais baixa, potenciado a criação de percursos cênicos, ricos em acontecimentos espaciais que se desvendam ao longo das diversas escadas e rampas. Por fim, conclui-se que o recurso a todos estes elementos e a correta conjugação dos mesmos, foram fundamentais para este projeto, pois são estes que agregados atribuem a ordem e a leveza necessária, a um projeto que “per si” teria de lidar com um forte caos na envolvente.

Casa da Piscina / António Cruz Lopes - Fachada, Corrimão
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Piscina / António Cruz Lopes" 22 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921489/casa-da-piscina-antonio-cruz-lopes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.