Nextoffice projeta torre de uso misto no Irã

NextOffice e Alireza Taghaboni divulgaram imagens de sua proposta Afarinesh Tower em Shiraz, Irã. A torre é formada por espaços administrativos regulares e uniformes, que perdem sua ordem rígida à medida que os níveis mudam e o programa se torna recreativo.

© NextOffice – Alireza Taghaboni

O complexo está localizado no norte de Shiraz e contém uma série de volumes flutuantes que abrigam um cinema, uma área de esportes e um setor comercial de uso misto. As salas de cinema e de esportes são entendidas como massas suspensas flutuando no espaço, induzidas pela separação do hall superior e inferior, criando o nível intermediário como um grande salão. 

© NextOffice – Alireza Taghaboni

Todos os espaços nos seis pavimentos possuem uma comunicação fluida. Uma vista específica é fornecida para a parte aeróbica da academia e lanchonete, enquanto a piscina, com seu vazio central, induz um sentido de espaço diferente em relação à sua tipologia comum. No mais alto nível da torre, o restaurante oferece vistas sobre a cidade.

© NextOffice – Alireza Taghaboni

O empreendimento é composto por 24 pavimentos acima do solo e cinco subsolos, oferecendo mais de 700 vagas de estacionamento e um hipermercado com 76 unidades comerciais, além de praças de alimentação. A conversão do volume monolítico comum de torres em três partes, colocadas em uma base subjacente,faz com que o projeto seja percebido como um parque urbano. Ao reduzir a interferência entre as camadas internas e as lajes, a luz natural se expande no prédio, enquanto a conexão vertical permite relações espaciais inteligentes entre os níveis.

© NextOffice – Alireza Taghaboni

Arquitetos: NextOffice e Alireza Taghaboni
Localização: Shiraz, Irã
Área: 84000 m2
Ano do Projeto: 2017
Cliente: Municipalidade Shiraz
Equipe: Alireza Taghaboni com Mohamad Motamedinia (+ Project Manager), Ebrahim Roostaee, Sepideh Sarrafzadeh, Maziar Ghaseminia, Peyman Nozari, Roza bemani, Arian Spiridonoff, Vahid karamad, Fatemeh Tabatabaeian, Shima Mohammadi, Siavash Shareghi, Homa Asadi, Sajad hosseini, Farideh AghaMohammadi, Mohammad Kahidi, Mehrdad Raoofi, Sahar Mehdizadeh, Gorgin Sharifi
Consultoria Estrutural: “Bastanpol” companhia – Vahid Qarakhniniya
Consultoria Mecânica: “Payabanaafarin” companhia – Mojtaba Arabpour
Consultoria Elétrica: “Payabanaafarin” companhia – Saeed Afshar

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Nextoffice projeta torre de uso misto no Irã" [Nextoffice Designs Volumetric Mixed-Use Tower in Iran] 21 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921346/nextoffice-projeta-torre-de-uso-misto-no-ira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.