Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Herzog & de Meuron propõe "floresta urbana" em Munique

Herzog & de Meuron propõe "floresta urbana" em Munique

O escritório Herzog & de Meuron publicou recentemente algumas imagens de seu mais novo projeto, um edifício de escritórios em Munique, na Alemanha. A proposta é um projeto de intervenção em um antigo edifício ao sul da estação ferroviária de Munique. Chamado de "Floresta Urbana", o projeto conta com um enorme pátio central, que seria transformado em um frondoso e acessível parque urbano bem no coração da terceira maior cidade da Alemanha.

© Herzog & de Meuron
© Herzog & de Meuron

Embora a região próxima a estação central de Munique seja muito movimentada durante o dia, à noite quase não se vê ninguém por ali. Atualmente, o edifício de sete pavimentos abriga a sede administrativa do Postbank, uma estrutura sombria e escura devido à falta de iluminação dos espaços interiores.

O esquema proposto pela Herzog & de Meuron procura redesenhar o edifício para acomodar uma diversidade de diferentes usos além de atender aos mais altos padrões sustentabilidade. Embora quase dois terços da estrutura existente seja mantida, demolições serão necessárias para promover uma melhor iluminação e ventilação natural dos espaços interiores além de ampliar a área do pátio central no miolo da quadra.

© Herzog & de Meuron
© Herzog & de Meuron

No térreo, a nova estrutura contará com áreas comerciais e restaurantes que ativarão o espaço de frente para a rua além de permitir acesso direto ao pátio interno. O subsolo será adaptado pra abrigar um estacionamento com capacidade para até 1.000 bicicletas. Acima do nível da rua, os dois primeiros pavimentos encontam-se recuados, criando uma ampla marquise ao longo de todo o perímetro do edifício.

O pátio verde acessível representa um ganho significativo de área verde para a região central de Munique, transformando o edifício em um oásis protegido em uma das mais movimentadas áreas da capital bávara. A densa vegetação será capaz de criar um microclima por resfriamento evaporativo e purificação do ar através dos processos de fotossíntese. Os corredores abertos que circundam o pátio permitem aos visitantes e usuários um momento de descanso assim como locais de encontro informal.

© Herzog & de Meuron
© Herzog & de Meuron

A estratégia adotada pela dupla vencedora do prêmio Pritzker de 2001 é expor a antiga estrutura de concreto aparente, criando uma arquitetura bastante simples e desprovida de qualquer elemento supérfluo. Ainda assim, a arquitetura nua e crua deste antigo edifício nos faz lembrar dos grandes e sumptuosos palácios do centro de Munique, com as suas fachadas decoradas com espaços avarandados. Embora o novo edifício seja moderno, contemporâneo e transparente, ele faz parte desta paisagem urbana, encontrando ressonância tanto no passado quanto no presente.

Via: Herzog & de Meuron

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Herzog & de Meuron propõe "floresta urbana" em Munique" [Herzog & de Meuron Reveal "Urban Forest" Office in Munich] 18 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921330/herzog-and-de-meuron-propoe-floresta-urbana-em-munique> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.