GVL Gossamer mescla urbanismo e resiliência para a cidade de Xi'an na China

GVL Gossamer mescla urbanismo e resiliência para a cidade de Xi'an na China

A GVL Gossamer divulgou imagens do seu projeto de "urbanismo resiliente". A proposta foi desenvolvida para um concurso de arquitetura com a intenção de ser implantada ao longo do Rio Jing, em Xi'an, China. Celebrando a história de Xi'an como como o berço da Rota da Seda, o projeto faz uma reinterpretação dos sistemas construtivos tradicionais locais para construir uma arquitetura sensível e adaptada ao clima e a geografia de Xi'an. Memórias do passado são reveladas ao longo dos 19 quilômetros de extensão do projeto, onde a arquitetura contemporâneas está à serviço da preservação e da sustentabilidade do meio ambiente.

GVL Gossamer mescla urbanismo e resiliência para a cidade de Xi'an na China - Mais Imagens+ 9

© GVL Gossamer

O projeto desenvolvido propõe uma abordagem de “três peles”, ou camadas. A primeira delas, chamada de “pele protetora”, está conformada por uma estrutra de salvaguarda que serve para proteger e mitigar as consequências ocasionadas pelas recorrentes enchentes do rio Jing. A segunda camada, chamada e “pele ecológica” é composta por uma infraestrutura de filtragem e tratamento das águas, e finalmente, a terceira pele ou “pele cultural”, explora a rica história do passado de Xi'an. Explorando tradicionais sistemas construtivos, o projeto desenvolvido pelos arquitetos do GVL Gossamer apresenta doze intervenções pontuais ao longo dos 19 quilômetros de extensão do parque, edifícios e infra-estruturas sensíveis que permitem aos visitantes descobrir e explorar esta deslumbrante e historia paisagem.

© GVL Gossamer

A “pele protetora” foi concebida como uma resposta aos desafios impostos pelas cheias, para proteger às margens do rio da erosão e para promover uma maior biodiversidade através do reflorestamento da mata ciliar ao longo do parque. Como parte desta primeira camada, foram propostos três percursos acessíveis: a rota do protetor, a rota do sonhador e a rota do dorminhoco. Estes caminhos percorrem as quatro zonas de proteção definidas no projeto, permitindo aos visitantes explorar e descobrir todas as belezas desta incrível paisagem.

© GVL Gossamer

A “pele ecológica” é a camada responsável pela recuperação da biodiversidade, restabelecendo a vegetação nativa e purificando a água do rio. Uma rede de cursos d'água e lagoas servem armazenar e filtrar as águas do rio, construindo uma rede integrada de captação e acumulação da águas pluviais e fluviais. Uma destas lagoas, a Wild Goose, funciona também como um espaço recreativo aberto à população local, que também pode acessar um novo centro aquático com saunas, spas e piscinas. Áreas alagáveis foram demarcadas e protegidas, funcionando como um indutor da biodiversidade além de servirem como áreas agricultáveis para a plantação culturas orgânicas e criação de peixes.

© GVL Gossamer

Este projeto de urbanismo sensível desenvolvido para promover a proteção e o restabelecimento da paisagem natural do rio Jing, se afasta de antigos conceitos para propor uma nova forma de se fazer urbanismo, um urbanismo resiliente. O desenho da paisagem e das estruturas arquitetônicas do projeto servem para ativar as margens do rio. Esta paisagem cultural se funde com o tecido urbano e se esparrama ao longo do rio, reconectando a cidade com suas origens e a sua natureza. Um Museu de Arquitetura de Terra foi implantado junto à barragem de proteção contra enchentes, configurando uma série de edifícios paisagísticos, enquanto que, mais a oeste, uma Vila Mercante estabelecerá um novo centro comercial para a realização de diferentes eventos e atividades. Além disso, um pequeno vilarejo foi concebido para abrigar uma centena de moradores, definindo uma paisagem arquitetônica profundamente conectada e sensível para com o lugar.

© GVL Gossamer

Localização: Xi’an, China
Área do terreno: 20 km2 (19 km de extensão)
Ano: 2019
Cliente: Shaanxi Xixian New Area Development Group Co., Ltd.
Escopo de projeto: Urban Design, Landscape Architecture, Sponge City
Imagens: GVL Gossamer

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "GVL Gossamer mescla urbanismo e resiliência para a cidade de Xi'an na China" [GVL Gossamer Merge Resilience and Urbanism in Xi'an, China] 20 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921323/glv-gossamer-mescla-urbanismo-e-resiliencia-para-a-cidade-de-xian-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.