Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. Grupo Zegnea
  6. 2019
  7. Casas Box XL / Grupo Zegnea

Casas Box XL / Grupo Zegnea

  • 05:00 - 17 Julho, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Casas Box XL / Grupo Zegnea
Casas Box XL / Grupo Zegnea, © João Morgado
© João Morgado

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 35

  • Arquitetos

  • Localização

    Guimarães, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis

    Hugo Lobo, Eugénio Ribeiro
  • Colaboradores

    António Póvoas, Diogo Rodrigues, Mariana Rodrigues, Duarte Ramos, Sandra Sanroque, Rita Poças
  • Área

    4658.0 m2
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. As Casas Box XL desenvolvem-se em sete habitações dispostas no terreno de forma variável, criando diferentes relações com o mesmo. Procurou-se alcançar uma relação de equilíbrio entre o “construído” e o “natural”, entre o “cheio” e o “vazio”, para que estas duas realidades antagônicas produzissem um diálogo pacífico e contínuo, complementando-se. A opção adaptada no desenho e na divisão dos lotes, foi realizada de modo a permitir a criação de vazios entre o construído obtendo assim uma permeabilidade visual para a paisagem.

© João Morgado
© João Morgado
Planta - Piso 1
Planta - Piso 1
© João Morgado
© João Morgado

As habitações desenvolvem-se praticamente todas ao nível do primeiro piso, onde os espaços surgem naturalmente adaptando o programa de uma forma sequencial, ficando o nível inferior destinado à garagem, zona de entrada e arrimos, às quais se acede através de um acesso particular criado para o loteamento.

© João Morgado
© João Morgado
Planta - Piso 0
Planta - Piso 0
© João Morgado
© João Morgado

A clareza e o pragmatismo com que se encara o desenho da habitação, é de igual modo reflectido nas opções construtivas e na materialidade da obra. A escolha dos materiais que compõe o espaço interior, foi estudada de forma a evidenciar a fluidez do espaço, evidenciando a continuidade natural e sucessiva dos seus usos. Exteriormente procura-se uma sucessão de volumes puros, com materiais crus, contrapondo-se aos espaços verdes e elementos naturais pertencentes ao conjunto. Nesta perspectiva, as Casas Box XL estabelecem uma relação de perfeita harmonia com a envolvente.

© João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casas Box XL / Grupo Zegnea" 17 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921185/casas-box-xl-grupo-zegnea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.