Aires Mateus vence concurso para requalificação do Museu de Belas-Artes de Reims

Aires Mateus vence concurso para requalificação do Museu de Belas-Artes de Reims

O escritório português Aires Mateus, liderado pelos irmãos Francisco e Manuel Aires Mateus, acaba de vencer o concurso internacional para projetar a requalificação do Museu de Belas-Artes de Reims, na França. Este é o terceiro projeto cultural desta escala que a dupla iniciará na França, fazendo coro com o Centro de Criação Contemporânea Olivier Debré, em Tours, e com o Museu dos Agostinhos, em Toulouse.

Fundado em 1794 e instalado, no início do século XX, em um edifício medieval que pertenceu à antiga abadia de Saint-Denis, o museu conta com um acervo que regista a evolução da arte europeia nos últimos 500 anos, em especial a francesa. Entre suas obras de maior valor estão pinturas e esculturas de Millet, Rodin, Renoir, Monet, Corot e Boisecq.

Cortesia de Atelier Aires Mateus

O concurso exigiu a requalificação total do edifício - que tem cerca de dez mil metros quadrados -, incluindo a reformulação do projeto museográfico, a criação de novos acessos reservados às áreas de documentação e ateliês, e a construção de áreas de acesso público, como auditório, restaurante, galeria de exposições temporárias, biblioteca e serviços pedagógicos. 

Cortesia de Atelier Aires Mateus

“O grande objectivo aqui, além da criação de novas áreas e da renovação de um museu que tem uma colecção muito qualificada mas que, de certa forma, perdeu fôlego, foi devolvê-lo à cidade. Queremos que as pessoas olhem para ele, que tenham consciência de que é uma parte importante daquela malha urbana e que tenham vontade de entrar outra vez”, diz Francisco Aires Mateus. “O que o nosso desenho procura fazer é abrir um museu que tem estado completamente fechado, virado para dentro, reclamando espaços exteriores à cidade”, concluiu.

Cortesia de Atelier Aires Mateus

Colaboram no projeto outros profissionais portugueses; a parte acústica está a cargo do escritório especializado Inacoustics, o paisagisto tem autoria de FC Arquitectura Paisagista, e o projeto de design foi desenvolvido pelo estúdio FBA. 

Fonte: Público.pt

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Aires Mateus vence concurso para requalificação do Museu de Belas-Artes de Reims" 16 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921146/aires-mateus-vence-concurso-para-requalificacao-do-museu-de-belas-artes-de-reims> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.