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Escola El Til·ler / Eduard Balcells + Tigges Architekt + Ignasi Rius Architecture

Escola El Til·ler / Eduard Balcells + Tigges Architekt + Ignasi Rius Architecture

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula + 42

Bellaterra, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 950.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018
  • Fotógrafo Fotografias: Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Autodesk, Carinbisa, Ducasa, Finsa, Hormipresa, Massachs, Metsa Woods, Roca, Suberolita
  • Equipe De Projeto: Eduard Balcells, Ignasi Rius, Daniel Tigges
  • Clientes: Fundació per a l’art d’educar de Rudolf Steiner
  • Engenharia Estrutural: Bernuz-Fernández
  • Engenharia Mecânica: Progetic
  • Técnico: Egaractiva
  • Engenharia Agronômica E Consultoria De Paisagismo: Factors de Paisatge - Manuel Colominas
  • Colaboradores: Manel Romero, arquiteto, Elisabeth Terrisse, arquiteta
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© Adrià Goula
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reciclar cinco edifícios e um jardim. A Escola El Til·ler instala-se num antigo jardim privado abandonado, no bairro de Bellaterra. O conjunto é articulado ao longo da estrada principal existente, que se torna uma pequena encosta conduzindo até uma praça aberta para a paisagem do Vallès Valley e da Sierra de Collserola.

© Adrià Goula
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Corte transversal
Corte transversal
© Adrià Goula
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Cinco dos seis edifícios que compõem a escola são pavilhões modulares de madeira e aço que vêm de outros dois locais anteriormente ocupados pela escola. Estes edifícios são desmontados, transportados e reconfigurados cuidadosamente no novo terreno, em três terraços delimitados por encostas verdes que se adaptam à topografia e à vegetação existentes. O conjunto é complementado com o novo volume para a educação das crianças e espaços comuns, que é apresentado aqui.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Sequências, horizontes, luz. Planejamento urbano como expressão pedagógica. A escola propõe uma expressão espacial contemporânea da pedagogia Waldorf-Steiner adaptada a um clima mediterrânico. Assim, não há corredores internos e o acesso à sala de aula segue uma sequência espacial gradual: encosta-pátio-pórtico-sala de aula.

© Adrià Goula
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Planta - Nível intermediário
Planta - Nível intermediário
© Adrià Goula
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Os horizontes - as vistas - expandem-se à medida que a criança cresce, e a rotação relativa das salas de aula na topografia confere intensidades e mudanças de cores na luz. Sequências, horizontes e luz personalizam cada sala de aula, enfatizando e acompanhando a experiência de crescimento.

© Adrià Goula
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Axonométrica
Axonométrica

Ambientes e molduras. Arquitetura como expressão pedagógica. O novo edifício para a educação das crianças e espaços comuns concentra os pilares nas fachadas em forma de contrafortes, liberando assim os pilares interiores das plantas e possibilitando a colocação das salas de aula na sala polivalente, que necessariamente deve ser diáfana. Entre estes apoios surgem nichos que respondem às necessidades pedagógicas e funcionais de cada espaço.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Externamente, os ambientes estão contidos dentro de molduras que reduzem visualmente a escala do edifício, aproximando-o das crianças. O Station Table,  mais singular elemento espacial da pedagogia Waldorf - um pequeno "altar" onde os ciclos da natureza são explicados - organiza a sala de aula e é posicionado em um ambiente com luz natural específica - lateral, refletida e difusa.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Conforto climático passivo e otimização de orçamento. O isolamento das fibras de madeira e a inércia térmica da estrutura de concreto quase eliminam a necessidade de aquecimento no inverno. O conforto durante o resto do ano é feito através de ventilação cruzada, fachadas ventiladas e venezianas externas.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

A compactação volumétrica, a semi pré-fabricação da estrutura e das fachadas - construídas inteiramente em madeira - e a expressão direta dos materiais sem revestimentos permitiram que esta escola fosse feita para uma cooperativa de pais e professores com orçamento usual da escola pública. A fachada deixa de ser um plano para se tornar um espaço habitado. A sala de aula torna-se uma casa e a escola é uma pequena cidade ao longo de uma encosta.

© Adrià Goula
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Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço: Carrer d'Apel·les Mestres, 11, 08193 Bellaterra, Barcelona, Espanha

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola El Til·ler / Eduard Balcells + Tigges Architekt + Ignasi Rius Architecture" [El Til·ler School / Eduard Balcells + Tigges Architekt + Ignasi Rius Architecture] 29 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921003/escola-el-til-star-ler-eduard-balcells-plus-tigges-architekt-plus-ignasi-rius-architecture> ISSN 0719-8906

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