Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Filme retrata a luta das mulheres que fizeram parte da Bauhaus

Filme retrata a luta das mulheres que fizeram parte da Bauhaus

Em 1919, a fundação da Bauhaus na Alemanha marca um momento importante na história da arquitetura que desencadeou inúmeros debates relacionados à industrialização e ao design. Esta escola, que mais tarde se tornou um movimento, enfrentou vários momentos de resistência política até que finalmente foi fechada no ano de 1933, durante a ascensão do regime nazista. No entanto, as lições da Bauhaus transcenderam as barreiras espaciais e viajaram o mundo, influenciando a produção arquitetônica das cidades que habitamos.

Entre muitos aspectos que contribuiíram com as polêmicas da Bauhaus, estava o fato de esta ter sido uma das primeiras instituições de ensino voltada ao design e arquitetura a admitir a inscrição de mulhres. No entanto, como se sabe, elas não eram tratadas em pé de igauldade diante dos alunos do sexo masculino, podendo participar apenas de programas específicos voltados à escala doméstica.

Após um século de pesquisas (e encobrimentos), hoje é mais fácil reconhecer o trabalho e o papel de fundamental importância desempenhado por mulheres como Anni Albers, Gunta Stolzl, Marianne Brandt, Margarete Heymann, Gertrud Arndt, Benita Koch-Ote, Lou Scheper-Berkenkamp e a designer Alma Siedhoff-Buscher, que inspirou Gregor Schnitzler a fazer o filme 'Bauhaus (Lotte am Bauhaus)'.

'Bauhaus' é dirigido por Gregor Schnitzler e conta com o apoio da atual diretora do Arquivo da Bauhaus, Annemarie Jaegg, que diz: "O filme passa uma ideia da criatividade, curiosidade e paixão que foram vividas naquele centro de experimentação que foi o Bauhaus."

O drama é inspirado na carreira da designer Alma Siedhoff-Buscher, que, contra a vontade de seus pais, entra na escola liderada por Walter Gropius para fazer parte de toda uma geração de artistas que quis acabar com a estagnação do Império Alemão e iluminar uma nova era, reivindicando o papel das mulheres na arquitetura e design.

-

Ficha técnica

Título original: “Lotte am Bauhaus”
País e ano de produção: Alemanha, 2019
Duração: 105 minutos
Direção: Gregor Schnitzler
Roteiro: Jan Braren
Direção de fotografia: Christian Stangassinger
Elenco: Alicia von Rittberg, Noah Saavedra, Jörg Hartmann, Nina Gummich, Marie Hacke

'Bauhaus (Lotte am Bauhaus)' está disponível para usuários de plataforma Filmin aqui.

Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Filme retrata a luta das mulheres que fizeram parte da Bauhaus" [Conoce el filme que retrata la lucha de las mujeres que conformaron la Bauhaus] 15 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920906/filme-retrata-a-luta-das-mulheres-que-fizeram-parte-da-bauhaus> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.