Casa em Matanzas / Cristián Izquierdo Lehmann

Casa em Matanzas / Cristián Izquierdo Lehmann

Casa em Matanzas / Cristián Izquierdo Lehmann - Mais Imagens+ 12

Matanzas, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  178
  • Fotógrafo
    Fotografías:Roland Halbe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Cutek, Nuprotec
  • Autor: Cristián Izquierdo Lehmann
  • Colaboradores: Angela Koch
  • Construcción: Carlos Olivares
  • Cálculo Estructural: Osvaldo Peñaloza
  • Cidade: Matanzas
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Roland Halbe

Esta casa de férias está localizada à beira de uma praia com muito vento, de frente para o Oceano Pacífico. O projeto é concebido como um pavilhão centralizado para se refugiar da paisagem e um terraço para contemplá-la. O pavilhão abre gradualmente para o exterior, mediado por pátios, enquanto o terraço está suspenso no horizonte de uma forma panorâmica. Ambos se sobrepõem um ao outro, quase sem se tocar, conservando sua integridade formal.

© Roland Halbe
Planta - Térreo
© Roland Halbe

O pavilhão é uma estrutura de madeira exposta regida por uma modulação contínua de 67 cm disposta sobre uma base circular ligeiramente separada do solo. O edifício é composto por um recinto central de planta quadrada, do qual emergem quatro peças retangulares, formando quatro pátios abertos em seus cantos. A peça central concentra os espaços de cozinha, estar e jantar. Seus limites se dão por janelas deslizantes e paredes na proporção de 5:7, e são girados simetricamente sobre o centro do piso, gerando dois caminhos diagonais contínuos entre os pátios opostos.

© Roland Halbe
Cortes
© Roland Halbe

Cada espaço marcado pelas paredes sólidas abriga um uso diferente como biblioteca, TV, cozinha ou lareira, e recebe uma porta igual em seus cantos. Depois destes vêm os quartos, abertos para um pátio através de uma janela que se estende por duas vezes a modulação do vão do recinto central, e fechado para o pátio ao lado por uma parede. O centro, os quartos e os pátios compõem um espaço interligado sob um embasamento único de travertino. 

© Roland Halbe

A cobertura do centro da casa tem um pé-direito maior, dilatado do resto da casa e apoiado em quatro pilares adjacentes às portas dos quartos. Sua estrutura consiste em uma grade rígida de feixes de seção variável, que afunila até suas extremidades à medida que sua carga diminui. No centro dessa cobertura há aberturas, cuja repetição sistemática ilumina conforme um terraço ao ar livre. Neste telhado a casa desenvolve seu inverso: um terraço aberto sem fronteiras para contemplar aspectos da paisagem que o pavilhão sob ele suprime. A soma dessas duas unidades, o terraço e o pavilhão, permite entender as diferentes partes como membros do mesmo todo.

© Roland Halbe

Arquitetos: Cristián Izquierdo Lehmann
Localização: Matanzas, Navidad, Região del Libertador Gral. Bernardo O’Higgins, Chile
Autor: Cristián Izquierdo Lehmann
Colaboradora: Angela Koch
Construção: Carlos Olivares
Estruturas: Osvaldo Peñaloza
Área: 178.0 m2
Ano do Projeto: 2018
Fotografias : Roland Halbe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Matanzas / Cristián Izquierdo Lehmann" [Casa en Matanzas / Cristián Izquierdo Lehmann] 11 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920804/casa-em-matanzas-cristian-izquierdo-lehmann> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.