Casa Borrero / Studio Wet

Casa Borrero / Studio Wet - Mais Imagens+ 19

Alosno, Espanha
  • Colaboradores: Anna Marchant, Isabella Duffield, Jane Ching-Yee Ling, Matthew Forbes-Yandi, Anabel Orellana, Rohit Nandha
  • Estrutura: Pedro Lobato
  • Instalações: Víctor Silveira
  • Diretor De Execução: Jose Maria Sanchez Garcia
  • Promotor: Juan Antonio Borrero Calvo
  • Empresa Construtora: Construcciones En General Borrero Y Redondo SLL
  • Arquitetos Responsáveis: Jose Gómez Mora, Daniel Montes
  • Cidade: Alosno
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Alosno é um pequeno povoado na comarca de Andévalo no sul da Espanha, conhecido pela criação de porco e produção de jamón ibérico. Implantado em meio a histórica vila mineira de Tharsis e sua arquitetura britânica do final do século XIX, o projeto da Casa Borrero encontra-se incrustado em um tecido urbano histórico muito particular, seu programa é bastante compacto e conta ainda com uma garagem exterior, independente do volume da casa.

© Fernando Alda
Plantas
© Fernando Alda

Um dos principais requisitos do cliente era uma casa térrea, encaixada em um terreno de sete metros de largura e quarenta de profundidade. A partir destas condicionantes, fomos bastante críticos e pragmáticos durante o desenvolvimento deste projeto: uma oportunidade para refletir sobre os clichês de um projeto de arquitetura contemporânea dentro de um contexto histórico.

© Fernando Alda
Corte B
© Fernando Alda

Este é um projeto arquetípico de casa e embora tenha sido construída através de sistemas construtivos tradicionais, ela não deixa de ser surpreendentemente moderna: as paredes estruturais do perímetro permitem alcançar um grande vão transversal, liberando a planta de estruturas secundárias para aproveitar a grande profundidade do terreno, transformando a lateral da casa em uma nova grande fachada principal. Desta maneira, organizamos todo o programa em uma única planta longitudinal coberta por um telhado simples de uma só água inclinada ao longo dos quarenta metros de profundidade do terreno.

© Fernando Alda

O programa da casa se desenvolve naturalmente ao longo do volume do edifício. Como uma tradicional casa de porta e janela, os quartos se sucedem um depois do  outro porém, há um longo corredor posterior que dá acesso a todos os compartimentos da casa que por sua vez, dão frente para a fachada principal sempre muito bem iluminada. Por outro lado, transformando a fachada lateral em frente, a garagem passou a ocupar a outrora fachada frontal do terreno, separada e independente mas conectada através de um pátio que também funciona como o espaço de recepção da casa. Era nossa intenção criar dois volumes separados que rompessem com a unidade do volume.

© Fernando Alda

Como um reflexo da estrutura interior da casa, a envoltória exterior do edifício apresenta módulos e curvaturas rítmicas que servem para melhor suportar as cargas da cobertura que se inclina sobre ela. Para a construção da fachada utilizamos dois tipos de tijolos, um simples e retangular e outro arredondado para o acabamentos das esquinas, transformando uma fachada relativamente simples em uma superfície dinâmica e complexa.

© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Borrero / Studio Wet" [Casa Borrero / Studio Wet] 22 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920790/casa-borrero-studio-wet> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.