Casa MB / Colle-Croce

Casa MB / Colle-Croce - Mais Imagens+ 27

San Carlos, Argentina
  • Arquitetos: Colle-Croce; Colle-Croce
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abeturas San José, Arncons, Escaleras Montiel, Lovtra de Mariana Ron, R.M Construcciones metálicas
  • Colaboradores: Lucas Bruno, Christian Paéz, Cecilia Huberman, Mauricio Gonzalez, Natalia Krzisnik
  • Arquitetos Responsáveis: Sebastián Colle, Rodolfo Croce
  • Cidade: San Carlos
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa MB é uma residência de uso permanente localizada no bairro fechado de San Carlos, ao norte da província de Buenos Aires. A rua em que se situa a obra é paralela e contígua à autoestrada Panamericana, e forma junto a um cerco arborizado o limite norte do bairro. Esta situação de borda foi determinante para sua implantação e sua expressão maciça na rua.

© Javier Agustín Rojas
Planta - Térreo
© Javier Agustín Rojas

O programa se desenvolve em dois pavimentos, um térreo que recebe o estar, sala de jantar, cozinha e uma área de uso social que termina em um estúdio, solário e piscina. A planta se estende em formato de L, fechando-se para a rua e os lotes vizinhos. Ela se abre para o centro do bairro, repleto de árvores antigas e de grandes espaços verdes destinados à prática esportiva. O pavimento superior é compacto e recebe os dormitórios. O dormitório principal conta com uma grande expansão que permite ter uma excelente visão da paisagem.

© Javier Agustín Rojas
Corte
© Javier Agustín Rojas

No pavimento superior, um envoltório protege e da privacidade aos ambientes internos e a um pátio. Este configura uma expansão da área de estar e serve como transição em relação à rua. A área de estar conta, além disso, com outra extensão para o jardim. A área social se expande naturalmente até o solário, com proporções análogas. A experiência de chegada da rua é definida por uma sequência de diferentes situações de percurso: uma ponte de acesso, uma rampa que logo é protegida por uma semi-cobertura e um hall com um grande painel fixo que demarca a expansão da sala de estar.

© Javier Agustín Rojas

A expressão material do conjunto é resolvida a partir de uma estrutura independente de concreto aparente em faixas horizontais. Uma parede maciça completa o térreo, enquanto no pavimento superior uma parede ventilada de madeira de Kiri cumpre tal função. A estratificação dessas faixas de concreto aparente é muito clara e se apoia sobre o terreno natural, definindo uma diferença de nível de 50 centímetros entre o solo e o plano da casa. O projeto propõe uma relação muito direta e ao mesmo tempo muito contida com o entorno, minimiza suas interferências e, assim, proporciona uma boa experiência de habitar.

© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MB / Colle-Croce" [Casa MB / Colle-Croce] 22 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920754/casa-mb-colle-croce> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.