White Arkitekter vence concurso com reinvenção da tradicional casa de banho frio sueca

Os arquitetos escandinavos do White Arkitekter acabam de vencer mais um concurso internacional de arquitetura: o Jönköping Bathhouse. Projetado como uma casa de banho frio e sauna no sul da Suécia, o Jönköping estará aberto todos os dias do ano, enraizado na cultura local das tradicionais casas de banho suecas. Implantado às margens do Lago Vättern, o projeto tira proveito da paisagem natural, voltando-se para todos os quatro pontos cardeais explorando diferentes e impressionantes vistas para o Lago. Construído inteiramente em madeira, o Jönköping Bathhouse foi concebido como um ambiente contemplativo muito mais que apenas uma simples sauna, proporcionando uma experiência imersiva em uma paisagem tranquila e serena.

Jönköping Bathhouse. Imagem Cortesia de White Arkitekter

O concurso internacional organizado pela Vätterhem conjuntamente com a Tosito, solicitava um projeto de casa de banho frio e sauna que estivesse profundamente enraizado na cultura local e intimamente conectado com a paisagem natural deste cenário único e exclusivo. O projeto vencedor, apresentado pela equipe da White Arkitekter, apresenta uma reinterpretação moderna do tradicional Kallbadhus sueco, ou "balneário frio". Contando com um deque minimalista de madeira que parece flutuar poucos metros acima da superfície do lago, o edifício abriga uma infraestrutra completa de casa de banho frio e sauna além de uma série de varandas exteriores voltadas para os quatro pontos cardeais. Através de um longo trapiche é possível acessar o edifício ancorado sobre palafitas em meio as águas do segundo maior lago da Suécia. Chegando até o edifício, encontramos o espaço da sala da sauna e um arranjo de outros espaços abertos avarandados desde onde é possível observar a bela paisagem natural do Lago Vättern. Uma escada de madeira faz a conexão do edifício com o lago, aonde encontram-se as águas frias tão agradáveis depois de um longo período de sauna.

A proposta da White Arkitekter foi escolhida como grande vencedora do concurso por unanimidade do júri. Após a decisão em uníssono, um dos membros da comissão de avaliação comentou: “A proposta apresenta uma abordagem holística muito interessante e clara, além disso, a solução formal é muito agradável e também apropriada. Segundo a nossa análise, arquitetura e paisagem parecem uma coisa só, elas se complementam. É um projeto quase poético na forma de trabalhar a luz e a sombra, os materiais, e as visuais para a paisagem do lago. Além disso, seus espaços abertos e fechados permitem diferentes maneiras para que os usuários experimentem o espaço construído e a natureza do lago.”

Jönköping Bathhouse. Imagem Cortesia de White Arkitekter

Como uma moldura que enquadra a paisagem do lago, o espaço da sauna parece fundir-se com a horizontalidade do lago. Com capacidade para até vinte pessoas, a sauna foi projetada pra receber e acomodar visitantes individuais, famílias e grupos de amigos. Os espaços do edifício foram pensados de forma hierárquica, onde a sauna é cercada por uma infinidade de terraços e deques de madeira, projetados tanto para que os usuários possam tomar banho de sol a qualquer hora do dia assim como para oferecer proteção contra o vento e a chuva, criando espaços agradáveis e abertos o ano inteiro.

A construção está planejada para começar já em 2020.

Via White Arkitekter

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "White Arkitekter vence concurso com reinvenção da tradicional casa de banho frio sueca" [White Arkitekter's New Take on Traditional Swedish Cold Bathhouses] 13 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920735/white-arkitekter-vence-concurso-com-reinvencao-da-tradicional-casa-de-banho-frio-sueca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.