Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais

O jeito de trabalhar mudou, mas a maioria dos escritórios permanece igual. 

Porém, inovar não necessariamente significa derrubar todas as paredes e criar uma sala de jogos. O projeto de um escritório deve levar em conta as necessidade e particularidades de cada trabalho. Naturalmente, para cada tipo de função, há melhores maneiras de organizar os espaços - algumas configurações funcionam melhor para cada tipo de atividade. O importante é que o local permita interações, ao mesmo tempo que propicie locais para concentração e foco. 

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 2 de 26Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 3 de 26Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 4 de 26Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 5 de 26Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Mais Imagens+ 21

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 10 de 26
© Herman Miller

Ao longo de um dia no escritório, sentamos em diferentes lugares: para se concentrar, conversar, participar de reuniões e apresentações. Além da configuração do espaço, em todas as atividades o conforto é vital para a eficiência do trabalho. A iluminação, temperatura, ruído, altura da mesa e a comodidade da cadeira fazem parte dessa equação. Uma pessoa que não está confortável, estará pensando na causa do seu desconforto em vez de pensar no seu trabalho.

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 13 de 26
Atividade: Delegar e concretizar. Image © Herman Miller

Os escritórios do futuro devem atrair, incentivar e reter o talento que impulsiona a inovação e a execução e, ao mesmo tempo, dar vida à estratégia da empresa. É importante que exista uma conexão espiritual para trabalhar e compartilhar com seus colegas, uma plataforma para maior produtividade e eficiência e uma experiência humana natural de interação e criação. 

A empresa Herman Miller tem aperfeiçoado uma série de produtos baseados na compreensão de complexas atividades diárias e das novas necessidades de soluções de trabalho. A pesquisa mais atual, chamada de Living Office, identificou 10 atividades comuns realizadas pelas pessoas no ambiente trabalho em quaisquer escritórios e de quaisquer áreas de atuação. Apresentamos em duas partes este guia, dividido em trabalhar sozinho, trabalhar em grupos, apresentar e discutir ideias e, por último, trabalhar e debater.

Trabalhar sozinho

Haven

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 9 de 26
Haven. Image © Herman Miller

Haven pode ser uma sala fechada, home office ou um espaço protegido por divisórias. Este local é um refúgio onde o trabalho concentrado pode ser feito sem distrações e, ao mesmo tempo, um lugar para relaxar. Dependendo do uso pretendido, a configuração pode oferecer uma superfície de trabalho e assento ergonômico ou ter um aspecto mais relaxado.

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 4 de 26
Haven. Image © Herman Miller
Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 17 de 26
Atividade: Conversar. Image © Herman Miller

Também deve fornecer considerações apropriadas para o uso de tecnologia pessoal e outras ferramentas. Um Haven compartilhado deve ser facilmente localizável na paisagem.

Hive

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 8 de 26
Hive. Image © Herman Miller

Em geral, uma colméia é entendida como um grupo de estações de trabalho. Oferece um ambiente para várias pessoas trabalharem harmonicamente de forma individual e colaborativa. Um Hive aproveita do espaço compartilhado para ajudar a impulsionar o trabalho. A configuração oferece um misto de pontos de trabalho individuais e assentos ergonômicos. Variações na divisão espacial, na quantidade de espaços de armazenamento e de limites definem o caráter do espaço e permitem o trabalho específico que ocorre nele. 

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 22 de 26
Hive. Image © Herman Miller
Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 14 de 26
Atividade: Processar e responder. Image © Herman Miller

Outras considerações ergonômicas podem incluir a colocação ideal de tecnologia fixa e ajustável.

Jump Space

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 6 de 26
Jump Space. Image © Herman Miller
Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 25 de 26
Jump Space. Image © Herman Miller
Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 5 de 26
Jump Space. Image © Herman Miller

Jump Space é um local de trabalho por um curto período de tempo (mesmo dia), composto de espaços altamente acessíveis que facilitam o trabalho entre as atividades. Por essa razão, tendem a estar localizados em lugares de alto fluxo de pessoas ou ao lado de interseções movimentadas dentro da paisagem. Um Jump Space pode ajudar a conectar pessoas de locais diferentes ou equipes que de outra forma não se encontrariam. Pode ser configurado com assentos confortáveis e superfícies com altura de mesa ou bar.

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 15 de 26
Atividade: Bater papo. Image © Herman Miller

Trabalhar Junto

Clubhouse

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 7 de 26
Clubhouse. Image © Herman Miller

Um Clubhouse é uma vizinhança de trabalho que geralmente pertence a uma equipe designada para um projeto específico e de longo prazo. É composto por uma variedade de pontos de trabalho individuais e em grupo - permitindo que as pessoas circulem entre tarefas e atividades de maneira livre e intuitiva, utilizando uma variedade de tecnologias fixas, móveis, pessoais e remotas. Manter proximidade e identidade dentro do Clubhouse ajuda a impulsionar o trabalho que ali ocorre. Um Clubhouse deve oferecer amplas superfícies para exibir e compartilhar o trabalho em andamento. Essa configuração tem limites definidos, porém com porosidade para acesso visual.

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 2 de 26
Clubhouse. Image © Herman Miller
Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 16 de 26
Atividade: Co-criar. Image © Herman Miller

Cove

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 11 de 26
Cove. Image © Herman Miller
Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 19 de 26
Cove. Image © Herman Miller

A Cove é um pequeno espaço localizado próximo a pontos de trabalho individuais ou áreas comuns que permite que as pessoas se reúnam e se conectem por um curto período de tempo. São ideais para pequenas e rápidas reuniões em que os participantes não querem incomodar os que estão ao redor. Por isso, uma Cove deve ter divisórias suficientes para evitar perturbar o restante do escritório. Deve-se levar em conta a possibilidade de incluir participantes remotos através de provisões para tecnologia fixa ou pessoal. As Coves são mais usadas pelas pessoas que trabalham mais próximas a elas.

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 18 de 26
Atividade: Agrupar-se. Image © Herman Miller

Workshop

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 12 de 26
Workshop. Image © Herman Miller

Um Workshop é o cenário ideal para as pessoas trabalharem juntas para gerar novas ideias e impulsionar seus trabalhos. Oferece fácil acesso a superfícies e ferramentas analógicas e digitais para exibir e criar trabalhos. As pessoas sempre devem poder ver e ouvir umas às outras facilmente, mesmo quando não estão fisicamente presentes. Uma variedade de distribuição e agrupamento distintos de mobília móvel permite que as pessoas escolham e organizam como o espaço se adapta melhor ao seu trabalho no momento. Um espaço de circulação adequado estimula o movimento.

Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais - Imagem 3 de 26
Workshop. Image © Herman Miller

Publicado originalmente em 3 de setembro de 2019, atualizado em 25 de setembro de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: espaços de trabalho individuais" 03 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920462/como-projetar-escritorios-eficientes-e-confortaveis-espacos-de-trabalho-individuais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.