Apartamento no Restelo / Atelier Pupa

Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 2 de 23Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 3 de 23Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 4 de 23Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 5 de 23Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Atelier Pupa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  JRBOTAS, Koklatt, MARAZZI
Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 9 de 23
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento existente, herdado pelos clientes, mantinha o desenho original com uma traça caracterizada pelo chão em madeira de sucupira, as portas em arco em madeira escura e os espaços compartimentados. Todas estes elementos traduziam-se num espaço escuro, apesar dos vãos existentes com alguma dimensão.

Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 5 de 23
© do mal o menos

Desde logo, o primeiro objectivo teve por base a eliminação das portas existentes e a abertura dos espaços, bem como a iluminação natural dos mesmos. Criar espaços comunicantes, fluídos e com um desenho contemporâneo foram as premissas.

Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 7 de 23
© do mal o menos

Neste sentido, algumas paredes foram demolidas para se desenvolver uma maior relação entre as áreas sociais: hall, cozinha, sala de estar e sala de jantar. As vigas resultantes da demolição destas paredes tinham 60cm, pelo que foram assumidas como parte do desenho e passaram a “ditar” a altura dos vãos e carpintaria. Por outro lado, os vãos da sala de estar e sala de jantar foram “rasgados” para se transformarem em janelas de sacada ao invés de janelas de peito, conferindo maior luminosidade a esta área e, consequentemente, para o hall e acesso aos quartos.

Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 12 de 23
© do mal o menos
Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 23 de 23
Planta
Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 21 de 23
© do mal o menos

Apesar das áreas sociais serem amplas, sentiu-se a necessidade de organizar os espaços, diferenciando-os de certa forma e criando separação do que é espaço de estar e espaço de circulação. Esta separação foi desenhada com elementos de carpintaria: duas estantes e um móvel baixo para a televisão. Uma das estantes, totalmente opaca, cria a separação entre hall/sala de jantar/sala de estar. A outra, transparente, composta unicamente por ripas e prateleiras, faz a diferenciação de sala de estar/acesso aos quartos e o móvel baixo separa a zona de estar da zona de jantar.

Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 17 de 23
© do mal o menos

O pavimento em madeira foi todo recuperado, bem como os roupeiros existentes. As portas foram todas desenhadas, introduzindo-se aqui – e na cozinha-, o elemento do ferro. Assim, as portas que dão acesso às áreas sociais, como a da cozinha e sala de jantar, são compostas por ferro e vidro transparente, permitindo a passagem da luz, enquanto as dos quartos e instalação sanitária social são em ferro com mdf lacado a branco.

Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 11 de 23
© do mal o menos

Os quartos originais mantiveram-se no que diz respeito ao desenho, alterando-se o quarto com maior área para suite e criando-se um closet (mais uma vez fazendo a transição para o espaço de dormir com carpintaria.

Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 19 de 23
© do mal o menos

A cozinha, apesar de ficar com a mesma área, resultou num desenho bastante diferente com a criação de duas zonas de confecção, uma virada para a janela existente e outra numa península com uma prateleira de ferro suspensa, bem como duas zonas de arrumação alta e uma lavandaria. Aqui foram aproveitados e recuperados os puxadores existentes.

Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 13 de 23
© do mal o menos

Algum mobiliário e candeeiros originais foram introduzidos, resultando num projecto com um desenho muito contemporâneo, mas que conjuga certos elementos existentes e lhes dá uma nova “vida”.

Apartamento no Restelo / Atelier Pupa - Imagem 2 de 23
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento no Restelo / Atelier Pupa" 04 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920409/apartamento-no-restelo-atelier-106> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.