Casa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura

Casa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - JanelaCasa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - Porta, Fachada, CadeiraCasa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - Janela, PiaCasa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - FachadaCasa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - Mais Imagens+ 33

Cidade Jardim, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ruy Teixeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, AutoDesk, Belcolore, Botteh Tapetes, Carpero Marcenaria, Casa 593, Dimlux, Estúdio Bola, Estúdio Sabá, Montenapoleone, Solução Home Containers, Unibox
Mais informaçõesMenos informações
Casa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - Porta, Fachada, Cadeira
© Ruy Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Edição da Casacor São Paulo 2019, a arquiteta Marilia Pellegrini mostra com a Casa Contêiner que é possível transformar contêineres em uma casa moderna e funcional. O conceito desse tipo de projeto se baseia na sustentabilidade e no reaproveitamento de materiais. Além disso, o tempo para elaboração e execução deste modelo de construção é infinitamente menor, mais limpo, rápido, seco e com 100% de reaproveitamento. Apesar das diversas vantagens, há ainda uma certa desconfiança instaurada, motivada especialmente pela popularização de acabamentos industriais e simples para este tipo de edificação, criando ambientes frios e impessoais. E é com a missão de provar o contrário que Marília Pellegrini traz este projeto.

Casa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - Imagem 11 de 38
© Ruy Teixeira

A casa de 60m² foi feita a partir de dois contêineres de 40 pés cada acoplados e conta com living, cozinha e lavanderia integrados, além de uma suíte com um banheiro confortável. Os ambientes foram tomados por tons de branco que tem papel protagonista na função de ampliar o espaço e compor o clima minimalista com acabamento impecável para que o contêiner em si e toda a sua estrutura industrial e corrugada ficasse imperceptível aos olhos.  A atmosfera japonesa de racionalização dos espaços e design inteligente se faz presente pelo conceito evocado por Kenya Hara ( diretor de criação da MUJI ) , no seu “design of emptiness” que serviu de grande inspiração para a arquiteta. Dentro desta lógica, peças do aclamado designer Oki Sato do Studio Nendo se fazem presentes.

Casa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - Bancada, Mesa, Cozinha, Pia, Cadeira
© Ruy Teixeira
Casa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - Imagem 33 de 38
Implantação
Casa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Ruy Teixeira

Para revestir a fachada externa, os pisos e brises, a arquiteta escolheu a superfície ultracompacta Dekton da Cosentino. Estes materiais, que reproduzem a aparência nobre dos mármores, possuem propriedades de alta resistência a raios solares, riscos, manchas, abrasão e foram a escolha da arquiteta neste projeto por poderem revestir o contêiner interna e externamente dando um acabamento unificado com sofisticação e dessa forma não é possível dizer que a casa foi feita a partir de contêineres.

Casa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - Fachada
© Ruy Teixeira

A escolha do contêiner foi pautada pelas necessidades do mundo contemporâneo: “Pensei que o conceito da casa poderia funcionar muito bem, por exemplo, como um pavilhão para hóspedes em um terreno de uma casa já existente. Um projeto minimalista, que não concorre com nenhum estilo, nem mesmo com a natureza”. A casa contêiner conta ainda com uma área externa de 90m² com área verde, árvore frutífera e um banco esculpido em granito brasileiro desenhado pelo escritório, montado in loco com 204 chapas idênticas formando um espiral.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 04 julho, 2019

Casa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura - Banco
© Ruy Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura" 21 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920328/casa-conteiner-marilia-pellegrini-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.