Casa Chuburná / Cabrera Arqs

Casa Chuburná / Cabrera Arqs - Mais Imagens+ 24

Chuburná, México
  • Arquitetos: Cabrera Arqs; Cabrera Arqs
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamara Uribe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Interceramic, Magg, Millet, Mosaicos Tranqui
  • Construtor: Jorge Vazquez
  • Arquiteto Responsável: Enrique Cabrera Peniche
  • Cidade: Chuburná
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um volume de concreto simples localizado em uma praia isolada e tranquila na costa de Yucatán. Esta casa, localizada em uma área de baixa densidade foi implantada ao lado de outros edifícios e dentro de uma área de dunas, nas praias da costa oeste do porto de Chuburna, no México. Como uma grande caixa de concreto polido, graças ao seu volume frio e sóbrio, e com uma forte presença tectônica, torna-se uma referência arquitetônica no seu entorno.

© Tamara Uribe

Graças à luminosidade de suas janelas, a luz penetra na casa de maneira sutil e controlada, permitindo que as áreas do térreo tenham uma atmosfera única e convidem ao relaxamento, leitura e meditação. Na parte superior, a janela na sala torna-se um instrumento de comunicação visual com o exterior para poder contemplar a imensidão do mar.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

O interior tem uma decoração bastante simples, o gosto pelo artesanato de Yucatán, as cores e texturas e a arquitetura da casa fazem dele um espaço arquitetônico ideal para relaxar e se desconectar do mundo. Pensando que o mais importante é o espaço e a luz, optamos por cores cinzas neutras de concreto polido, tanto em pisos e paredes quanto na cor branca como uma tela de luz nos sofitos da casa. Isso faz um contraste com a madeira que aparece em todos os lugares: em detalhes, móveis e portas.

© Tamara Uribe

A sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e o terraço são um espaço único com pé-direito duplo que integra espacialmente o piso térreo com o último andar e serve como um espaço que filtra e distribui a luz vinda de algumas abertura no teto.

Próximo a ele, e sem qualquer separação, fica a área de jantar. Uma área espacialmente simples graças ao vidro que circunda o espaço e permite que o usuário veja a praia e o mar ao fundo enquanto está comendo.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Na frente, e sem qualquer separação, fica a piscina. Esta área é o coração coletivo da casa especialmente atraente porque integra-se completamente com os espaços coletivos do interior. Sua simplicidade permite ver a praia e o mar ao fundo enquanto se está na piscina, descansando ou contemplando a paisagem exterior da sala de jantar. É importante também notar a transparência ao adentrar na casa e a preocupação em nunca perder o contato direto com a praia.

© Tamara Uribe

A cozinha é integrada nesse espaço único no piso térreo, no qual a simplicidade do espaço se destaca enquanto um bar de concreto divide o espaço com a sala de jantar e o acabamento do piso dá um toque importante ao ambiente. 

© Tamara Uribe

Na parte superior e ao redor do pé-direito duplo, foi desenvolvido um espaço de organização dos fluxos, onde uma sala de estudos se transforma em um dormitório com vista para o sul.

© Tamara Uribe

Os quartos seguem o mesmo estilo decorativo simples e natural, com escassez de móveis, grande presença de madeira, grandes aberturas que trazem a paisagem para dentro da casa e permitem acordar com o mar como pano de fundo fundo.

© Tamara Uribe

Finalmente, sua cobertura habitável funciona como um mirante neste lugar fantástico. Como um detalhe de integração com a paisagem, a terra na área da praia é delimitada com um pequeno muro típico da área rural do estado de Yucatán.

© Tamara Uribe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Chuburná / Cabrera Arqs" [Casa Chuburná / Cabrera Arqs] 21 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920252/casa-chuburna-cabrera-arqs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.