Bed & Breakfast Santulan / Santos Bolívar

Bed & Breakfast Santulan / Santos Bolívar - Mais Imagens+ 28

Valle de Guadalupe, México
  • Arquitetos: Santos Bolívar; Santos Bolívar
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, La casa del acero, Madereria los Olivos, Smart window projects
  • Responsável Pelo Projeto: José Antonio de los Santos Bolívar
  • Lider Da Equipe: José Antonio de los Santos Bolívar
  • Equipe De Projeto E Construção: Roberto Amaya Alvarado, Tayde Chan Ojeda, Armando Gallardo, Armando Quevedo Jordán, Carlos Fernández Robles, Diana Orozco Milanez, Roxana Alvarado Ávila, TADO, Frida Chametz
  • Cidade: Valle de Guadalupe
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© José María González Villavicencio

"Santulan" é uma palavra hindi que significa equilíbrio: um conceito que reflete toda a acepção deste projeto que procura ser inclusivo e respeitoso com o seu contexto específico. Um B&B que não apenas serve aos turistas, mas que busca criar um vínculo com a cultura local, com a paisagem natural do Valle de Guadalupe e principalmente com seus habitantes.

© José María González Villavicencio
© José María González Villavicencio

Queríamos afastar-nos da tradicional tipologia de hotel que contém todos os serviços dentro de um mesmo edifício. Através de uma profunda análise do contexto geográfico e natural decidimos segmentar o programa, esparramando a estrutura pelo terreno e conectando-as por meio de percursos que induzem os visitantes a confrontar-se diretamente com a natureza e a experimentar a arquitetura a partir de um lugar outro. Estes caminhos surgiram de uma análise desenvolvida sobre a estrutura simbólica do mantra OM, adaptando suas formas e significados para desenvolver um projeto íntegro e equilibrado, conectando a arquitetura com a natureza e a mente com o espírito.

© José María González Villavicencio
© José María González Villavicencio

O projeto foi construído a partir de sistemas ecológicos de construção como paredes de terra compactada e coberturas verdes com plantas endêmicas e de baixa manutenção, contando ainda com sistemas de captação de água da chuva, reutilização de águas cinzas, hortas orgânicas e sistemas de condicionamento passivo.

© José María González Villavicencio
© José María González Villavicencio

O programa do hotel foi dividido em cinco edifícios independentes e espalhados pelo terreno. Um volume em forma de "V" funciona como o edifício de acesso principal ao conjunto, uma estrutura integralmente iluminada através de uma grande abertura zenital, a qual emoldura a paisagem natural e conduz os visitantes à explorar a região a partir de uma outra perspectiva.

© José María González Villavicencio
© José María González Villavicencio

Este edifício de acesso abriga uma sala de estar e jantar e uma cozinha de uso comum, pensada com o propósito de fomentar a interação e o convívio entre os hospedes do hotel, além disso, ele conta com uma pequena galeria de arte que visa promover artistas locais, além de banheiros, salas de apoio, uma adega e as instalações administrativas.

© José María González Villavicencio

Um segundo volume retangular, o qual se abre para a imponente perspectiva em direção à oeste, abriga o espaço para a prática de meditação e Yoga.

© José María González Villavicencio
© José María González Villavicencio

O edifício principal do hotel é um longo volume horizontal que parece fundir-se em meio a paisagem do vale, pousando delicadamente sobre o terreno e orientado em direção à maior montanha, a fonte de energia e lugar sagrado para o povo kumiais, uma das principais etnias da região. Este volume totalmente acessível abriga oito quartos individuais com banheiro, varanda e jardim, além de uma unidade adaptada que conta ainda com sua própria cozinha.

© José María González Villavicencio

Além da estrutura térrea, uma cobertura verde também acessível serve como mirante desde onde é possível admirara o pôr-do-sol no entardecer e as noites estreladas do Valle de Guadalupe.

© José María González Villavicencio

O percurso principal do hotel culmina em uma passarela semi-enterrada de trinta metros de comprimento, ladeada por dois muros de concreto que direcionam os visitantes para o domo geodésico de madeira que serve como espaço para a prática de meditação.

© José María González Villavicencio

O projeto Santulan foi desenvolvido com uma ideia muito clara de transparecer a importância da arquitetura como uma ferramenta para o desenvolvimento sócio-cultural e econômico da região, respeitando a natureza e fazendo dela sua principal fonte de inspiração.

© José María González Villavicencio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valle de Guadalupe, B.C., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bed & Breakfast Santulan / Santos Bolívar" [Bed & Breakfast Santulan / Santos Bolívar] 17 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920220/bed-and-breakfast-santulan-santos-bolivar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.