MAD projeta "teatro flutuante" na China

O escritório MAD Architects divulgou o projeto para o novo teatro de Yiwu, na China. Localizado na margem sul do rio Dongyang, o "Yiwu Grand Theatre" engloba um grande teatro de 1.600 lugares, um teatro de porte médio e um centro de conferências internacional. O desenho do teatro responde às especificidades locais, surgindo como um barco flutuando no rio acima da superfície da água.

MAD projeta teatro flutuante na China - Mais Imagens+ 13

Yiwu Grand Theater. Imagem Cortesia de MAD Architects

Como MAD explica, Yiwu estabeleceu-se internacionalmente por sua economia forte, como o maior mercado de commodities do mundo. Ela é tradicionalmente conhecida como uma cidade de comércio, tornando-se parte integrante da "Belt and Road Initiative" do país. Embora seja um centro de comércio internacional crescente, a cidade decidiu, em 2018, que se concentraria na cultura e sediou uma competição internacional para projetar o 'Yiwu Grand Theatre'. A MAD Architects, liderada por Ma Yansong, competiu com outras quatro empresas internacionais de arquitetura, saindo à frente de Arata Isozaki & Associates, Atelier Christian de Portzamparc, GMP e KDG, para garantir o projeto.

Yiwu Grand Theater. Imagem Cortesia de MAD Architects
Yiwu Grand Theater. Imagem Cortesia de MAD Architects

O novo teatro é definido por uma camada de velas feitas em vidro remetendo aos antigos barcos chineses que uma vez transportavam mercadorias, enquanto suas curvas ecoam os beirais de estilo Jiangnan da arquitetura vernacular que é típica da região. A transparência e a leveza do vidro expressam a textura do tecido fino e sedoso, criando um ritmo dinâmico que os faz parecer que estão soprando ao vento. Para reduzir o consumo geral de energia, a MAD criou o teatro com um desenho solar passivo. Assim, a cortina de vidro semitransparente foi desenvolvida para atuar, não apenas como um sistema de sombreamento, mas também para otimizar o uso da luz natural dentro dos espaços públicos internos, formando um efeito estufa no inverno. No verão, ela serve como sistema de ventilação, melhorando o fluxo de ar dentro e fora do edifício.

Yiwu Grand Theater. Imagem Cortesia de MAD Architects

Concebido como um espaço público para a cidade, o "Yiwu Grand Theatre" é facilmente acessado desde todas as direções. O transporte de veículos pode ser feito a partir da costa sul, enquanto as pontes arborizadas no norte oferecem aos pedestres a oportunidade de caminhar ao longo da água e apreciar a vista da cidade, do teatro e da orla maior à medida que se aproximam do edifício. Enfatizando a interação pública, o projeto apresenta um anfiteatro e uma grande praça aberta que se estende até a água em sua extremidade sul, enquanto terraços ajardinados oferecem vistas do entorno e áreas de contemplação silenciosa - uma experiência natural imersiva no contexto urbano.

A construção do "Yiwu Grand Theatre" deve começar em 2020.

Clientes: 

Comitê de Administração da Rota da Seda Novo Distrito de Yiwu
Cultura, radiodifusão e televisão, turismo e agência de esportes de Yiwu
Grupo da construção da cidade de Yiwu Investment Limited

Arquitetos Responsáveis: Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano

Parceiros Associados Responsáveis: Fu Changrui, Liu Huiying

Equipe de Projeto: Zhu Yuhao, Zheng Chengwen, Kazushi Miyamoto, Shang Li, Ma Yin, Jordan Demer, Guo Wenjia, Zhu Zixiao

Via MAD Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "MAD projeta "teatro flutuante" na China" [MAD Designs New "Floating Theater" of Glass Sails in China] 06 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920195/mad-projeta-teatro-flutuante-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.