Residência de Hóspedes / Lucas Maino Fernandez

© Marcos Zegers

Residência de Hóspedes / Lucas Maino Fernandez - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Lucas Maino Fernandez; Lucas Maino Fernandez
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias :Marcos Zegers
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Madera Nativa “Luma”
  • Construção: Patricio Valbuena
  • Colaboradores: Amanda Pino, Cristina González , Maira Olivares
  • Arquiteto Responsável: Lucas Maino Fernandez
  • Cidade: Chonchi
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Marcos Zegers

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada no acesso norte para a cidade de Chonchi em Isla Grande de Chiloé, que procura combinar os requisitos de uma casa, com a criação de uma nova alternativa econômica para o cliente.

© Marcos Zegers

Desta forma, o presente trabalho é baseado em duas diretrizes fundamentais que moldam o projeto: como primeira necessidade, todos os requisitos da residência são considerados; o que, ao mesmo tempo, é compatível com o desenvolvimento de um alojamento para hóspedes. Desta forma o projeto é capitalizado a si mesmo por meio da promoção e desenvolvimento turístico que a zona propõe, apostando no novo cenário das tecnologias da informação quanto às possibilidades de oferecer sua própria casa como uma opção de acomodação.

© Marcos Zegers
Planta primeiro e segundo pavimento
© Marcos Zegers

O terreno onde o projeto está localizado corresponde a um lote relativamente plano, com 5.000 metros quadrados e sem muito a oferecer. Nos lados norte, sul e oeste, é adjacente a outras habitações isoladas. Enquanto no lado leste, há uma paisagem que atravessa o mar de Chiloé até a Cordilheira dos Andes no território continental chileno.

© Marcos Zegers
Cortes / Elevações
© Marcos Zegers

Essas condições territoriais direcionam a visão da edificação em uma direção, o que, por sua vez, expõe um problema de privacidade nas três bordas restantes da casa para os moradores, assim como para os vizinhos. Por esse motivo as fachadas oeste, norte e sul se transformam em um corredor semi-externo, cercado por treliças de madeira, gerando um espaço que permite a interação entre os ambientes interior e exterior.

© Marcos Zegers

Como estratégia geral, o projeto propõe um volume único que se eleva a três metros do solo, abrigando dois programas que coexistem; um terço da edificação corresponde ao setor da habitação, enquanto os restantes dois terços pertencem à hospedagem ou à área de alojamento. Além disso, cada zona tem um acesso independente localizado em ambos os lados, que são unidos pelo corredor semi-externo.

No setor de hóspedes há duas suítes que compartilham um espaço comum com sala de estar, jantar e cozinha integrada. Quanto ao setor habitacional, este consiste em uma suíte, sala de ioga ou espaço multiuso e um ambiente integrado de estar, jantar e cozinha. No térreo há instalações de lavanderia, depósito e três vagas de garagem.

© Marcos Zegers

Assim, a residência de hóspedes apresenta uma proposta para problemas relacionados ao avanço da tecnologia e sistema de aluguel, em oposição a uma casa habitada por seu proprietário. Um projeto que coloca a arquitetura como protagonista, onde um único volume toma conta do terreno, que funciona tanto como uma forma de engajamento quanto como uma atração para os visitantes. Por fim, um volume que faz a mediação entre residentes e visitantes.

© Marcos Zegers

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência de Hóspedes / Lucas Maino Fernandez" [Casa para invitados / Lucas Maino Fernandez] 12 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920093/residencia-de-hospedes-lucas-maino-fernandez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.