Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Austrália
  5. Breathe Architecture
  6. 2015
  7. Casa Vida Dupla / Breathe Architecture

Casa Vida Dupla / Breathe Architecture

  • 14:00 - 15 Julho, 2019
  • Curadoria de Paula Pintos
  • Traduzido por Giovana Martino
Casa Vida Dupla / Breathe Architecture
Casa Vida Dupla / Breathe Architecture, © Katherine Lu
© Katherine Lu

© Katherine Lu © Katherine Lu © Katherine Lu © Katherine Lu + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Surry Hills, Austrália
  • Arquiteto Responsável

    Jeremy McLeod
  • Arquiteto Colaborador

    Daniel McKenna
  • Equipe

    Bettina Robinson, Daniel McKenna, Mark Ng
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Katherine Lu
© Katherine Lu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa para dois introvertidos que vivem em um mundo de extrovertidos. É uma tentativa de mantê-los sãos, para proteger suas verdadeiras identidades do mundo exterior. É o esconderijo deles, a fortaleza da solidão. Um exterior suave, mas um interior feito de aço e força.

© Katherine Lu
© Katherine Lu

Esse “esconderijo” é um terraço estreito no centro da cidade de Sydney. É um paraíso feito sob medida para os clientes. A casa segue uma sequência através de um espaço que imediatamente bloqueia o mundo exterior, tornando-se um local de retiro. Espacialmente a casa é uma série interminável de descoberta e surpresa, deixando o usuário final com uma sensação de espaço aparentemente ilimitado, apesar da área estreita e modesta.

© Katherine Lu
© Katherine Lu
Plantas
Plantas
© Katherine Lu
© Katherine Lu

As restrições do local incluíam a integridade estrutural de uma casa com mais de cem anos e os desafios que a vista apresentava. Essas restrições também se tornaram oportunidades, já que os tetos antigos foram reduzidos para revelar a verdadeira identidade do prédio e as telas de privacidade nos pátios ao ar livre incentivavam o aumento da vegetação, garantindo proteção adicional para os proprietários.

© Katherine Lu
© Katherine Lu
Cortes
Cortes
© Katherine Lu
© Katherine Lu

A partir do momento em que você entra, há um amolecimento do mundo externo. As paredes acústicas e os forros do teto dão as boas-vindas a um reino mais calmo e tranquilo. Um momento para fazer uma pausa. Você enfrenta uma biblioteca de marcenaria preta, mais uma vez um disfarce para o que está além, uma sala escondida acessada por aqueles que conhecem o segredo.

© Katherine Lu
© Katherine Lu

Uma sala de estar de concreto com estrutura de espinha de peixe exposta revela a verdadeira identidade do edifício. Temas ocultos e de vida dupla continuam com a TV escondida por trás de uma obra de arte do Sonny Day. Um fluxo de luz natural convida você a se aprofundar no plano, passando pela cortina de veludo vermelho ocultando a escada principal e o espaço se abre para uma cozinha e área de jantar com detalhes em aço, concreto, madeira e alvenaria. A paleta de materiais é robusta, humilde e duradoura. O pátio voltado para o norte leva você a uma estreita escada de concreto que o leva até um pátio adicional. 

© Katherine Lu
© Katherine Lu

O projeto mantém o mundo exterior a adivinhar com a sua idade existente, proporcionando um verdadeiro retiro para os seus proprietários no interior. 

© Katherine Lu
© Katherine Lu

No que diz respeito à sustentabilidade, reter e preservar grande parte do edifício existente foi importante, assim como a desmaterialização - retroceder, exprimir e expor. Quaisquer materiais adicionados eram robustos e humildes, servindo para assegurar a longevidade do edifício. Baixos materiais energéticos incorporados; adquiridos localmente, sempre que possível, incluem madeiras recicladas australianas, caixilhos de portas e marcenaria de aço temperado e móveis de portas de latão e torneiras fabricados localmente.

© Katherine Lu
© Katherine Lu

O projeto incorpora princípios solares passivos, vidros duplos e triplos. Não há aquecimento ou resfriamento mecânico no prédio.

© Katherine Lu
© Katherine Lu

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Vida Dupla / Breathe Architecture" [Double Life House / Breathe Architecture] 15 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920030/casa-vida-dupla-breathe-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.