Casa Rose / Baracco+Wright Architects

Casa Rose / Baracco+Wright Architects - Mais Imagens+ 8

Melbourne, Austrália
  • Construtora: Atma Builders
  • Arquitetos Responsáveis: Louise Wright, Mauro Baracco
  • Equipe De Projeto: Catherine Horwill, Jonathan Ware
  • Cidade: Melbourne
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Rory Gardiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova casa para a família Rose combinando duas residências em um volume: uma casa tipo terraço com dois dormitórios para os filhos adultos e uma outra casa com três dormitórios para os pais.

© Rory Gardiner

Nesta casa, os arquitetos Baracco + Wright negociam a complexidade, com a esperança de criar um edifício duradouro com presença cívica, estendendo a forma urbana do crescente histórico e também contribuindo para a tipologia de edifícios em forma de cunha em locais semelhantes em todo o subúrbio de Melbourne. O terreno de formato triangular também permitiu que os arquitetos continuassem explorando geometrias simples.

Plantas

O edifício tem forma triangular e uma curva na estreita elevação sul. O volume se baseia nos edifícios com volumetria semelhante encontrados em toda a área, apresentando uma forma geométrica simples e um recuo frontal tímido, remetendo também aos edifícios históricos de tijolo com alguma interpretação da geometria Art Deco.

© Rory Gardiner

O programa consiste em uma casa menor e uma maior. A casa menor é projetada usando a tipologia de terraço - com pouco mais de 5 metros de largura e 30 metros de comprimento - continua o padrão da rua lateral através de sua entrada, recuo e tipo de casa. A casa maior enfrenta a esquina e sua entrada é exatamente o canto do terreno. As duas casas são tratadas como uma forma única.

© Rory Gardiner

A fachada oeste é "sólida", pontuada por algumas janelas, apresentando uma massa "dura" e confiante à rua. Esta condição desintegra-se à medida que o edifício se movimenta para a sua relação mais íntima com a reserva e o movimentado nível da rua, ciclovia e calçada. Na fachada mais a leste, onde a materialidade é um espaço negativo, usou-se de elementos como malha transparente, pérgula, reflexão de árvores em grandes janelas e plantio.

© Rory Gardiner

A forma também foi derivada simultaneamente com o objetivo de criar espaços interiores que fossem íntimos, mas também altamente conectados ao terreno. O plano da casa menor fica aberto no primeiro andar - conectando o usuário às vistas leste e oeste de uma só vez. Na casa maior, o trabalho de tijolos combinados com espaços vazios na parede curva conforma o escritório. O espaço inferior aberto mais ao leste tem uso flexível e é protegido, ao mesmo tempo que contribui para mediar o espaço de estar do piso térreo e a reserva.

© Rory Gardiner

O uso de uma cortina de malha para cercar este espaço, que pode ser aberto ao longo de todo o seu comprimento, oferece uma generosa partilha de qualidade espacial com o espaço público adjacente, em vez de uma parede dura ou porta de garagem. Este espaço é usado recreativamente, mas também pode servir de garagem.

© Rory Gardiner

A faixa de janelas do primeiro andar cria uma relação ampla e contínua com o parque do outro lado da rua e em volta da reserva. O uso de uma técnica de projeto de deslocamento espacial em vez da divisão, usando o banheiro, ou um núcleo interno, para definir o espaço em vez da divisão através de paredes divisórias e corredores, faz com que o perímetro seja contínuo. Esta técnica foi explorada em muitos dos projetos da Baracco + Wright Architects como uma estratégia de planejamento chave. Neste design, não há "fundos". 

© Rory Gardiner

Um deck na cobertura fica discretamente implantado junto ao telhado, aproveitando-se de uma árvore adjacente criando mais um espaço externo. O jardim agora cresceu continuando os jardins da rua lateral com uma camada de plantas com flores roxas que acenam para as árvores Jacaranda de Edinburgh Gardens, uma colaboração com a arquiteta Amanda Oliver.

© Rory Gardiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rose / Baracco+Wright Architects" [Rose House / Baracco+Wright Architects] 12 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920028/casa-rose-baracco-plus-wright-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.