BUGA Pavilhão de Fibra / ICD/ITKE Universidade de Stuttgart

BUGA Pavilhão de Fibra / ICD/ITKE Universidade de Stuttgart

BUGA Pavilhão de Fibra / ICD/ITKE Universidade de Stuttgart - Mais Imagens+ 35

Heilbronn, Alemanha
  • Arquitetos: ICD/ITKE University of Stuttgart; ICD/ITKE University of Stuttgart
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roland Halbe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EWO Lighting
  • Colaboradores Do Icd: Institute for Computational Design and Construction, Universidade de Stuttgart Prof. Achim Menges, Serban Bodea, Niccolo Dambrosio, Monika Göbel, Christoph Zechmeister
  • Colaboradores Do Itke: Institute of Building Structures and Structural Design, Universidade de Stuttgart: Prof. Jan Knippers, Valentin Koslowski, Marta Gil Pérez, Bas Rongen; FibR GmbH, Stuttgart: Moritz Dörstelmann, Ondrej Kyjanek, Philipp Essers, Philipp Gülke; Bundesgartenschau Heilbronn 2019 GmbH: Hanspeter Faas, Oliver Toellner.
  • Dimensões: 23m diâmetro
  • Área: 400 m²
  • Peso Da Estrutura De Fibra: 7,6kg/m²
  • Sistema Construtivo: 60 elementos compostos de fibra de vidro e carbono fabricados roboticamente, com 150.000 m de fibra de vidro e carbono; membrana de ETFE transparente, pré-tensionada mecanicamente
  • Cidade: Heilbronn
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de ICD/ITKE University of Stuttgart

Descrição enviada pela equipe de projeto. Incorporado na paisagem da área da Bundesgartenschau, o BUGA Pavilhão de Fibra oferece aos visitantes uma experiência arquitetônica impressionante e um vislumbre do que pode ser o futuro da construção. Ele se baseia em muitos anos de pesquisa biomimética em arquitetura no Institute for Computational Design and Construction (ICD) e no Institute for Building Structures and Structural Design (ITKE) da Universidade de Stuttgart.

Cortesia de ICD/ITKE University of Stuttgart

O pavilhão demonstra como a combinação de tecnologias computacionais de ponta com princípios construtivos encontrados na natureza permite o desenvolvimento de um sistema de construção realmente inovador e genuinamente digital. A estrutura de suporte do pavilhão é produzida roboticamente apenas a partir de avançados compostos de fibra.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Esta estrutura globalmente única não é apenas altamente eficaz e excepcionalmente leve, mas também fornece uma expressão arquitetônica distinta e autêntica, além de uma extraordinária experiência espacial. O BUGA Pavilhão de Fibra visa transferir o princípio biológico de sistemas compostos de fibra adaptados à carga e, portanto, altamente diferenciados para a arquitetura. Os compostos produzidos, como os plásticos reforçados com fibra de vidro ou de carbono, que foram usados para esta estrutura, são ideais para essa abordagem porque eles compartilham suas características fundamentais com compostos naturais.

Cortesia de ICD/ITKE University of Stuttgart

O pavilhão é feito de mais de 150.000 metros de fibra de vidro e carbono, dispostas espacialmente. Todos eles precisam ser projetados e colocados individualmente, o que é muito difícil de conseguir com um fluxo de trabalho linear típico e tecnologias de produção existentes.

Cortesia de ICD/ITKE University of Stuttgart
© Roland Halbe

Assim, requer uma nova abordagem de projeto colaborativo, onde projeto arquitetônico, engenharia estrutural e fabricação robótica são desenvolvidos em um contínuo feedback computacional. Desta forma, o arranjo de fibras, a densidade e a orientação de cada componente da edificação podem ser calibrados individualmente, sintonizados estruturalmente e arquitetonicamente articulados, enquanto permanecem diretamente viáveis.

Cortesia de ICD/ITKE University of Stuttgart

O pavilhão ocupa uma área de aproximadamente 400 metros quadrados e vence um vão livre de mais de 23 metros. É envolto por uma membrana de ETFE totalmente transparente e mecanicamente pré-tensionada. A estrutura principal de suporte de cargas é feita apenas com 60 componentes de fibra feitos sob medida. Com 7,6 quilos por metro quadrado, é excepcionalmente leve, aproximadamente cinco vezes mais leve que uma estrutura de aço convencional.

Cortesia de ICD/ITKE University of Stuttgart
Corte
© Roland Halbe

Procedimentos de testes exigidos para aprovação completa mostraram que um único componente fibroso pode suportar até 250 quilos de força de compressão, o que equivale a cerca de 25 toneladas ou o peso de mais de 15 carros. O pavilhão mostra como uma abordagem verdadeiramente integrada de projeto computacional e fabricação robótica permite o desenvolvimento de novos sistemas de compostos de fibra verdadeiramente digitais que são totalmente compatíveis com as rigorosas normas alemãs de construção, além de serem excepcionalmente leves, estruturalmente eficientes e arquitetonicamente expressivos.

Cortesia de ICD/ITKE University of Stuttgart

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bundesgartenschau Heilbronn GmbH 2019, Theodor-Fischer-Straße 36, 74076 Heilbronn, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "BUGA Pavilhão de Fibra / ICD/ITKE Universidade de Stuttgart" [BUGA Fibre Pavilion / ICD/ITKE University of Stuttgart] 10 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920005/buga-pavilhao-de-fibra-icd-itke-universidade-de-stuttgart> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.