A arquitetura portuguesa desde seu interior

Muitos edifícios aguçam a curiosidade do transeunte sobre o que existe por trás de suas portas. Ao invés de apenas imaginar os usos e a intimidade desses espaços, normalmente inacessíveis, no próximo fim de semana - dias 29 e 30 de junho - será possível conhecer os interiores de diversas arquiteturas nas cidades de Porto, Matosinhos e Gaia durante o festival Open House Porto.

Divulgação

Os curadores da edição de 2019, Joana Couceiro e Nuno Valentim, apontam que "este poderoso conceito – Open House –, que abre o interior e a intimidade ao público, não deixa de ser um paradoxo. Ele implica uma certa inversão do carácter e da vocação da maioria dos espaços, que, ainda que temporariamente, vêem o seu programa transformado em ‘objeto museológico’ dado a ver aos olhos de um vasto público. O que este ano se propõe é a consciencialização deste fenômeno, ou seja, numa leitura literal do evento, a casa (ou a cidade) dá-se a ver do outro lado do umbral e, do outro lado, há muito mais do que um espaço inacessível ou um objeto arquitetônico ímpar; do outro lado há vida no interior".

CASA DE CHÁ DA BOA NOVA / ÁLVARO SIZA © Fernando Guerra | FG+SG

Com o título de ‘Vida Interior’, o evento desvelará uma série de arquiteturas que permitem um novo encontro com a cidade, seus usos e habitantes. Além de poder entrar em diversas obras dos mais reconhecidos arquitetos portugueses como Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, também será possível visitar internamente desde edifícios que foram realizados no século XVI até outros que foram recentemente premiados, como o Terminal de Cruzeiros de Leixões de Luís Pedro Silva.

TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES / LUÍS PEDRO SILVA © Fernando Guerra | FG+SG

Confira a lista completa de obras que compõem a seleção do Open House Porto aqui.

Para mais informações acesse o site oficial.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "A arquitetura portuguesa desde seu interior" 26 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919775/a-arquitetura-portuguesa-desde-seu-interior> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.