Tatiana Bilbao fala sobre sustentabilidade e a responsabilidade de construir

A premiada arquiteta Tatiana Bilbao falou em uma entrevista divulgada pelo Louisiana Channel sobre suas frustrações com a situação atual de sustentabilidade na arquitetura. Vivendo no México, que Bilbao descreve como um "país sem recursos", ela afirma que as pessoas estão acostumadas a não desperdiçar recursos e que a "sustentabilidade" é uma parte natural da vida cotidiana. “Eu odeio a palavra 'sustentabilidade' porque acho que se tornou uma palavra que pode qualificar um tipo de arquitetura e que, para mim, deveria ser incorporada."

Funeraria Tangassi / Tatiana Bilbao. Imagem © Iwan Baan

Reciclar e economizar energia surge naturalmente em um país como o México, "você se comporta com responsabilidade porque não tem recursos para desperdiçar". A natureza também é parte integrante da arquitetura de Bilbao e ela se diz espantada com os edifícios de países mais ricos que desconsideram o clima e condições naturais. Reconhecendo que é difícil compreender essa mentalidade quando você tem recursos à sua disposição, ela enseja que práticas sustentáveis se tornem naturais e recorrentes, em vez de serem tratadas como classificações de projeto. 

Los Terrenos / Tatiana Bilbao. Imagem © Rory Gardiner

Tatiana Bilbao é uma arquiteta mexicana, fundadora do Tatiana Bilbao Estudio. Instalado fora da Cidade do México, o estúdio concluiu projetos em toda a Europa, China e México. Bilbao já foi reconhecida com vários prêmios, incluindo o Prêmio Global UNESCO de Arquitetura Sustentável em 2014.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Tatiana Bilbao fala sobre sustentabilidade e a responsabilidade de construir" [Tatiana Bilbao Speaks About Building and Living Responsibly] 27 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919597/tatiana-bilbao-fala-sobre-sustentabilidade-e-a-responsabilidade-de-construir> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.