XTU projeta monumento em Singapura inspirado na floresta tropical

O escritório XTU publicou seu projeto desenvolvido para o concurso do Memorial do Fundador, na região de Bay East Garden em Singapura. Inspirado pelas florestas manguezais do país, o memorial lança suas raízes no solo, antes de se erguer em direção ao céu.

XTU projeta monumento em Singapura inspirado na floresta tropical - Mais Imagens+ 12

© XTU

O memorial está situado junto a um conjunto de jardins tropicais às margens do mar e entrelaçados no tecido urbano, descritos como o "pulmão verde" da cidade. O memorial foi comissionado para “homenagear o legado da geração fundadora de líderes, fortalecer o senso de solidariedade da população e inspirar as futuras gerações a refletirem sobre os ideais e valores sobre os quais a nação foi construída”.

© XTU

O memorial é dividido em duas partes distintas: um museu e uma torre de observação. O museu está parcialmente enterrado no subsolo, orbitando em torno de um grande jardim e pátio aquático, criando um microclima que isola os visitantes da cidade. O objetivo é criar um ambiente reflexivo através da cenografia, onde os visitantes possam transitar pela história de Singapura.

© XTU

Enraizada no museu, a torre de observação é sustentada por uma série de colunas representando as raízes de uma floresta de manguezal. As seis colunas retratam os seis valores centrais de Singapura: uma nação multirracial, ousadia e diligência, resiliência e adaptabilidade, integridade e incorruptibilidade, humildade e trabalho em equipe, e valores consagrados no Compromisso Nacional.

© XTU

As colunas, cobertas com uma folha de titânio perfurada, suportam uma plataforma com um espaço abrigado, permitindo a contemplação das vistas da cidade. O projeto da torre e do mirante é atemporal, elegante, e tem como objetivo tornar-se um marco para o memorial.

© XTU

Programa: Instalações culturais / Espaços de exposições / Exposição temporária / Miradouro / Restaurantes / Espaço educacional
Cliente: National Heritage Board
Localização: Singapura, Jardins ao leste na Baía.
Arquitetos: XTU architects I Anouk Legendre + Nicolas Desmazieres I
Gestor do Projeto: Marie-Lou Valdes
Equipe: Valerian Hou / Nicolas Charles
Arquitetos Locais: CPG corporation
Tecnologia e Engenharia Ambiental: LSE
Projeto Luminotécnico: Cobra
Rendering: B Douliery
Concurso: Março de 2019
Área Construída: 13.700 m²
Terreno: 5 Ha
Custo: 68 M $

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "XTU projeta monumento em Singapura inspirado na floresta tropical" [XTU Reveal Singapore Monument Inspired by Tropical Forests] 26 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919564/xtu-projeta-monumento-em-singapura-inspirado-na-floresta-tropical> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.