Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. XTU projeta monumento em Singapura inspirado na floresta tropical

XTU projeta monumento em Singapura inspirado na floresta tropical

XTU projeta monumento em Singapura inspirado na floresta tropical
XTU projeta monumento em Singapura inspirado na floresta tropical, © XTU
© XTU

O escritório XTU publicou seu projeto desenvolvido para o concurso do Memorial do Fundador, na região de Bay East Garden em Singapura. Inspirado pelas florestas manguezais do país, o memorial lança suas raízes no solo, antes de se erguer em direção ao céu.

© XTU © XTU © XTU © XTU + 17

© XTU
© XTU

O memorial está situado junto a um conjunto de jardins tropicais às margens do mar e entrelaçados no tecido urbano, descritos como o "pulmão verde" da cidade. O memorial foi comissionado para “homenagear o legado da geração fundadora de líderes, fortalecer o senso de solidariedade da população e inspirar as futuras gerações a refletirem sobre os ideais e valores sobre os quais a nação foi construída”.

© XTU
© XTU

O memorial é dividido em duas partes distintas: um museu e uma torre de observação. O museu está parcialmente enterrado no subsolo, orbitando em torno de um grande jardim e pátio aquático, criando um microclima que isola os visitantes da cidade. O objetivo é criar um ambiente reflexivo através da cenografia, onde os visitantes possam transitar pela história de Singapura.

© XTU
© XTU

Enraizada no museu, a torre de observação é sustentada por uma série de colunas representando as raízes de uma floresta de manguezal. As seis colunas retratam os seis valores centrais de Singapura: uma nação multirracial, ousadia e diligência, resiliência e adaptabilidade, integridade e incorruptibilidade, humildade e trabalho em equipe, e valores consagrados no Compromisso Nacional.

© XTU
© XTU

As colunas, cobertas com uma folha de titânio perfurada, suportam uma plataforma com um espaço abrigado, permitindo a contemplação das vistas da cidade. O projeto da torre e do mirante é atemporal, elegante, e tem como objetivo tornar-se um marco para o memorial.

© XTU
© XTU

Programa: Instalações culturais / Espaços de exposições / Exposição temporária / Miradouro / Restaurantes / Espaço educacional
Cliente: National Heritage Board
Localização: Singapura, Jardins ao leste na Baía.
Arquitetos: XTU architects I Anouk Legendre + Nicolas Desmazieres I
Gestor do Projeto: Marie-Lou Valdes
Equipe: Valerian Hou / Nicolas Charles
Arquitetos Locais: CPG corporation
Tecnologia e Engenharia Ambiental: LSE
Projeto Luminotécnico: Cobra
Rendering: B Douliery
Concurso: Março de 2019
Área Construída: 13.700 m²
Terreno: 5 Ha
Custo: 68 M $

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "XTU projeta monumento em Singapura inspirado na floresta tropical" [XTU Reveal Singapore Monument Inspired by Tropical Forests] 26 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919564/xtu-projeta-monumento-em-singapura-inspirado-na-floresta-tropical> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.