Casa Belas Clube de Campo / BICA Arquitectos

Lisboa, Portugal
Casa Belas Clube de Campo / BICA Arquitectos - Imagem 12 de 36
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Num terreno com vista para a serra de Sintra com o Palácio da Pena e o Mar ao longe, desenhamos uma Casa composta por dois pisos e cave.

Casa Belas Clube de Campo / BICA Arquitectos - Imagem 14 de 36
© Fernando Guerra | FG+SG

A fachada principal da moradia está orientada a sul, paralela à estrada, embora a primeira imagem da casa seja na verdade a que se vira a poente e corresponde também ao espaço da entrada principal, situação que é enfatizada pelo desenho da varanda do piso superior que se relaciona com a vista do mar e a Serra de Sintra. A fachada orientada a norte, é mais encerrada, dispondo de um jardim exterior protegido e zonas de relvado.

Casa Belas Clube de Campo / BICA Arquitectos - Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Implantação
Casa Belas Clube de Campo / BICA Arquitectos - Imagem 3 de 36
© Fernando Guerra | FG+SG

O piso enterrado é, no exterior, totalmente revestido a pedra calcária, pretendia-se que a pedra resultante da escavação fosse reutilizada na construção dos muros deste piso, criando um embasamento maciço que irá suspender todo o piso térreo, que se pretende ser todo envidraçado, permitindo estabelecer continuidade visual e funcional dos espaços sociais com os espaços exteriores como o grande terraço, a piscina e as áreas de lounge e de fogo aberto, a sul e o jardim de inverno, a norte. Esta imagem de transparência contrasta fortemente com o volume branco no piso superior que, em forma de espiral, configura um grande terraço no seu interior e protege os espaços privados da vista da envolvente, subtraindo todo o ruído visual do edificado e apontando o nosso olhar para a vista de mar, ao recortar as paredes do alçado a convergir num ponto.

Casa Belas Clube de Campo / BICA Arquitectos - Imagem 2 de 36
© Fernando Guerra | FG+SG
Corte 01
Casa Belas Clube de Campo / BICA Arquitectos - Imagem 5 de 36
© Fernando Guerra | FG+SG

Este volume branco suspende-se sobre o piso térreo, criando um espaço de sombra e acentuando a ideia de leveza, muito próximo da escala humana.

Casa Belas Clube de Campo / BICA Arquitectos - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Belas Clube de Campo / BICA Arquitectos" 22 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919445/casa-belas-clube-de-campo-bica-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.