Casa na rua Divisadero / Estudio Galera

Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 2 de 28Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 3 de 28Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 4 de 28Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 5 de 28Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Mais Imagens+ 23

Cariló, Argentina
  • Arquitetos: Estudio Galera
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Diego Medina
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumia, Carpintería El Paraiso, Cermat, Dunas, MasterGAS, Pasalto, Plastigas
  • Arquitetos Responsáveis: Ariel Galera, Cesar Amarante, Francisco Villamil
  • Engenheiro: Javier Mendía
  • Agrimensor: Claudio Deramo
  • Construtor: Donato Lenis
  • Eletricidade: Roberto Martinez
  • Cidade: Cariló
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 5 de 28
© Diego Medina

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um bulevar muito transitado, um terreno com uma depressão no centro e alguns pinheiros na parte posterior, junto a um programa onde as principais demandas passam pela privacidade para suas usuárias e a ausência de desníveis internos são os dados iniciais para começar a pensar esta casa na costa de Cariló.

Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 2 de 28
© Diego Medina

A residência é proposta como um artefato autônomo, próprio de um contexto específico: um local de praia, sem identidade arquitetônica clara, mas que respeita rigorosamente os recuos entre as construções, a vegetação e a topografia original das dunas onde está implantada. A residência cria seu próprio mundo, fechando-se em si mesma.

Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 10 de 28
© Diego Medina
Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 27 de 28
Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 4 de 28
© Diego Medina

O projeto se configura a partir de um prisma retangular de um pavimento que perde sua compacidade ao apresentar três subtrações em forma de pátios, que adicionam área de ventilação e, ao mesmo tempo, geram espaços de transição entre interior e exterior. Esses espaços estão preparados para poderem fechar-se ao exterior por cortinas, criando dois perímetros diferentes, atendendo a questões de privacidade, segurança e a condição de residência temporária.

Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 3 de 28
© Diego Medina

Insolação. O desafio de orientar corretamente uma residência compacta e com garagem no acesso, já que o programa demandava uma garagem fechada, foi resolvido deixando os automóveis o mais próximo possível da rua, situando os dormitórios como uma faixa orientada para o norte, enquanto a sala de estar e jantar recebe luz a partir do mesmo ponto por um desvio na laje. Esta ação, somada a diversas subtrações na cobertura, ilumina pontualmente os espaços mais distantes do perímetro da casa.

Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 12 de 28
© Diego Medina

Como estratégia para liberar o fundo do terreno de elementos construídos, propõe-se a construção sobre a parte da frente do lote, desta forma se garante a ausência de sombras próprias da construção e a casa se transforma em um "tampão" para as vistas da rua, gerando um grande pátio privado na mesma cota do interior construído e livre de volumes ao fundo. As viseiras nas janelas de frente funcionam como reguladores de luz nas diferentes estações do ano, jogando com a altura solar, enquanto protegem as janelas da sujeira gerada pela combinação da poeira dos carros e a água da chuva.

Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 15 de 28
© Diego Medina
Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 24 de 28
Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 18 de 28
© Diego Medina

Materialidade. A austeridade formal da proposta coincide com uma materialidade dominada pelo concreto aparente e o vidro A situação em relação à rua, somada à condição de casa de férias, determinaram o concreto como material adequado por questões de manutenção, além das virtudes expressivas e tecnológicas/construtivas.

Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 7 de 28
© Diego Medina

A presença do ferro e chapas galvanizadas para resolver as aberturas externas substituindo a madeira, responde à necessidade de minimizar as tarefas de manutenção periódicas, produzindo uma casa que não demanda tempo, recursos e dinheiro em um momento destinado ao descanso. A casa busca por altura, materialidade e forma não se impor na paisagem. Uma arquitetura simples, rústica e robusta, em uma paisagem natural no meio do mar.

Casa na rua Divisadero / Estudio Galera - Imagem 16 de 28
© Diego Medina

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na rua Divisadero / Estudio Galera" [Casa en calle Divisadero / Estudio Galera] 08 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919436/casa-na-rua-divisadero-estudio-galera-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.