Profissionais da arquitetura poderão solicitar financiamento imobiliário a bancos

A Secretária Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional e o Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) definiram, em reunião realizada esta semana em Brasília, a criação de métodos que permitam a arquitetos e urbanistas participarem diretamente de financiamentos imobiliários em todo o país. O acordo, no entanto, ainda não foi firmado e os procedimentos deverão ser desenvolvidos conjuntamente com agentes financeiros.

“O Brasil forma anualmente milhares de novos arquitetos. Parte desse contingente certamente se engajará na produção de habitação de interesse social se for incentivado o empreendedorismo fora do modelo tradicional que só cuida do financiamento da produção em massa. Necessitamos colocar o arquiteto em contato direto com a população”, comentou Wilson Andrade, vice-presidente do CAU/BR.

Segundo Andrade, a ideia é que arquitetos credenciados por agentes financeiros - como por exemplo a Caixa Econômica Federal - organizem as demandas junto aos clientes interessados e solicitem os financiamentos aos projetos e obras. A proposta é valiosa também para estes agentes, uma vez que a participação de profissionais especializados reduz os riscos envolvidos nas obras, garantindo que as verbas sejam convertidas em projetos qualificados. 

Além de solicitar o financiamento, os profissionais da arquitetura ficarão responsáveis pela execução ou fiscalização dos empreendimentos e prestação final de contas.

Fonte: AECweb

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Profissionais da arquitetura poderão solicitar financiamento imobiliário a bancos" 21 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919425/profissionais-da-arquitetura-poderao-solicitar-financiamento-imobiliario-a-bancos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.