Animação hiper-realista apresenta a obra não construída de Étienne-Louis Boullée

Étienne-Louis Boullée é considerado um dos arquitetos mais visionários e influentes do neoclassicismo francês, no entanto, apesar do prestígio, não viu nenhum de seus projetos mais extraordinários sair do papel. Ao longo das últimas décadas do século XVIII, Boullée ensinou, teorizou e praticou arquitetura em um estilo característico marcado por formas geométricas de grande escala, negação de qualquer ornamentação desnecessária e repetição de colunas e outros elementos similares.

Com a retomada de interesse em seu trabalho no século XX, Boullée tornou-se mais conhecido por sua proposta de Sepulcro a Newton, um monumento funerário imaginado por Isaac Newton. Croquis do Sepulcro e outros projetos de Boullée servem de inspiração para o curta-metragem “Lux in Tenebris”, do estúdio BBB3. A equipe usou o 3ds Max para interpretar os desenhos do arquiteto e trazê-los à vida, mesmo que apenas virtualmente.

© BBB3

Intitulado "Lux in Tenebris", o vídeo apresenta seis dos monumentos geométricos de Boullée, como eles poderiam ter sido, através de uma experimentação cinematográfica. A enorme escala de seus desenhos neoclássicos e a insinuação da presença humana invisível, combinada com a música tensa, criam uma atmosfera grandiosa e sinistra que lembra um thriller. O ponto negativo é que você pode terminar o vídeo sentindo-se frustrado por não conseguir realmente visitar essas estruturas extraordinárias que jamais foram erguidas. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Animação hiper-realista apresenta a obra não construída de Étienne-Louis Boullée" [Explore Boullée's Unrealized World Through Film "Lux in Tenebris"] 24 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919417/animacao-hiper-realista-apresenta-a-obra-nao-construida-de-etienne-louis-boullee> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.