Residência AC / Estudio GMARQ

Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 8 de 35
© Alejandro Peral

Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 2 de 35Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 3 de 35Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 4 de 35Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 5 de 35Residência AC / Estudio GMARQ - Mais Imagens+ 30

Tigre, Argentina
  • Arquitetos: Estudio GMARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Peral
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, Ilva, SONOS, Sapa Building System International NV
  • Arquitetos Colaboradores: Leonel Graziano, Inés Castagnola, Jorgelina Polonara, Guadalupe Parada
  • Estrutura: Eduardo Diner
  • Cidade: Tigre
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 3 de 35
© Alejandro Peral

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bairro de Los Lagos, em Nordelta, é caracterizado por seus lotes de cerca de 600 m2 em média, o que requer um esforço extra por parte do arquiteto no desenho de estratégias para alcançar vistas abertas.

Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 2 de 35
© Alejandro Peral
Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 26 de 35
Planta - térreo
Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 10 de 35
© Alejandro Peral

O arquitetos Adrian Govetto e Lucas Mansilla, sócios da GMARQ, reconheceram dois pontos positivos e fizeram mais: "O fundo do terreno tem vista para os jardins dos lotes adjacentes e, portanto, permitem que a vista no pavimento superior seja mais profunda. De frente, através de uma perspectiva levemente diagonal, é possível observar a lagoa por meio de uma área de acesso público a ela. A partir daí a casa foi formalmente resolvida como duas barras cruzadas formando um "T". O térreo tem a largura do lote entre os recuos laterais e se abre para o jardim posterior a fim de vivê-lo ao máximo e integrá-lo aos principais ambientes públicos (seja sala de jantar e cozinha). Além disso, o acesso principal foi recuado para criar um generoso jardim na frente que permite, por sua vez, desfrutar de vistas e ventilação cruzada para os espaços verdes. Graças a esse recuo, foi possível localizar a área de serviço ao lado do acesso principal sem alterar sua hierarquia e em contato direto com a cozinha e as garagens laterais.

Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 4 de 35
© Alejandro Peral

O pavimento superior contém o programa típico residencial: uma suíte master com banheiro e closet, além de dois quartos que compartilham um segundo banheiro. Por meio da operação formal de cruzar uma planta com a outra, é possível capturar essas vistas distantes da vegetação e da lagoa nos dormitórios nas pontas, enquanto a parte central desfruta de um generoso terraço que confere uma vista privilegiada. A fachada sul está completamente fechada, sem janelas, para evitar o contato visual com o terreno adjacente".

Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 35 de 35
Esquema

A solução estrutural e construtiva é a usual: estrutura de concreto armado, paredes de tijolo RETAK para garantir o isolamento térmico ideal, esquadrias de alumínio com DVH e acabamento em cimento mineral. Deve-se notar que, apesar de ter um orçamento limitado, um padrão geral alto foi alcançado por meio do desenho cuidadoso dos espaços e acabamentos, em comparação com outras edificações similares.

Residência AC / Estudio GMARQ - Imagem 12 de 35
© Alejandro Peral

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência AC / Estudio GMARQ" [Casa AC / Estudio GMARQ] 05 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919377/residencia-ac-estudio-gm-arq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.