Centro Cultural Islâmico Colinas do Cruzeiro / Estúdio AMATAM

Centro Cultural Islâmico Colinas do Cruzeiro / Estúdio AMATAM - Mais Imagens+ 13

  • Cliente: RUTOC - Properties, Lda.
  • Colaboradores: Ruy Cardoso, Vera Ferreira
  • Arquitetos Responsáveis: João Amaral, Manuela Tamborino
  • Cidade: Odivelas
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Invisible Gentleman

Descrição enviada pela equipe de projeto. Existem territórios, edifícios, espaços que representam mais do que somente a sua dimensão física e material. Possuem a capacidade de nos criar sensações e apelam ao nosso espírito e ao nosso imaginário, num diálogo constante entre o sagrado e o profano. A nossa intenção para o projecto do Centro Cultural Islâmico das Colinas do Cruzeiro era dotar o espaço, destinado a este equipamento comunitário, de qualidades espaciais e simbólicas que permitissem criar o efeito descrito anteriormente no visitante: interpelar o subconsciente e o místico. Sendo um espaço vocacionado para a divulgação da cultura e identidade Islâmica, é também um espaço para toda a comunidade, um espaço de diálogo e partilha de cultura e saberes. Assim, na génese do seu programa foi estipulado que este centro contemplasse um espaço expositivo, um espaço para divulgação de literatura, uma sala de reuniões/formação, e um espaço de oração masculino e feminino.

© Invisible Gentleman
Planta
© Invisible Gentleman

A comunidade Islâmica de Odivelas é hoje uma das maiores do pais, pelo que era premente a disponibilização de um espaço aberto à comunidade em geral, a partir do qual um conjunto de atividades de promoção cultural e religiosa pudessem ocorrer, não só para servir os elementos desta comunidade, mas como a população em geral, que tenha interesse em conhecer melhor esta realidade portuguesa. Uma outra função primordial deste espaço é servir de apoio ao viajante islâmico, ou seja, para quem necessita de um espaço de oração permanentemente aberto que possa usufruir sempre que necessário. Assim, aliado às necessidades programáticas, o espaço foi desenvolvido do ponto de vista formal alicerçado no imaginário da cultura arquitetônica islâmica, dos quais destacamos a inspiração em elementos como os arcos em ferradura apontada, e as abóbadas de berço. Partindo destes elementos e transformando-os numa linguagem contemporânea criamos um ambiente espacial que se divide em diversos espaços interiores que se interligam entre si através do fluxo dinâmico dos arcos que conduz o visitante num percurso pelo interior do Centro Cultural. A volumetria interior foi esculpida de modo a estimular os sentidos, através de formas curvas e fluidas que recordam a gramática arquitetônica islâmica, criando diversos momentos distintos ao logo do percurso pelo interior do espaço

© Invisible Gentleman

Os espaços foram distribuídos hierarquicamente e tendo em conta as funções de caráter mais público – localizados na área mais próxima da entrada – ou mais reservado – localizados na parte mais interior do centro. Ao nível da palete de materiais optamos por uma linguagem acima de tudo elegante e discreta, sendo que nalguns espaços em concreto a abordagem seja quase minimalista, de modo a enfatizar alguns dos gestos mais esculturais do espaço. Nos espaços expositivos, optou-se por um ambiente mais neutro, predominantemente branco, para que deste modo o elemento exposto tenha o merecido destaque. Contudo, esta decisão de projeto pretende também enfatizar o carácter religioso do espaço, pelo que o uso cuidado do branco e do tratamento da luz, remete-nos para uma vertente mais espiritual.

© Invisible Gentleman

Nos espaços de oração, optamos por dar continuidade a esta estratégia, mas dotando os espaços de algum conforto visual e táctil através da aplicação de elementos em madeira na sala de oração masculina, e de revestimento vinílico colorido na sala de oração feminina. Uma última referência ao uso de um elemento vegetal arbóreo no interior deste espaço, neste caso concreto a Oliveira. A sua colocação pretende quebrar o minimalismo espiritual predominante, dotando o espaço de uma força natural contagiante. A presença deste elemento eleva o simbolismo do espaço, dotando-o de uma presença contemplativa e convida o transeunte a entrar. Em termos técnicos, optou-se por um elemento arbóreo artificial, visto que as oliveiras naturais não se adequam a espaços interiores, devido às suas necessidades físicas de níveis de umidade e de luminosidade. Em conclusão, o objectivo com que nos predispusemos realizar este projeto visava criar um espaço com uma identidade própria e identificadora das raízes culturais e religiosas desta comunidade.

© Invisible Gentleman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Colinas do Cruzeiro, Av. Miguel Torga 22, Odivelas, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Islâmico Colinas do Cruzeiro / Estúdio AMATAM" [Colinas do Cruzeiro Islamic Cultural Centre / Estúdio AMATAM] 19 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919308/centro-cultural-islamico-colinas-do-cruzeiro-estudio-amatam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.