Roberto Burle Marx é tema de grande exposição no Jardim Botânico de Nova Iorque

Roberto Burle Marx é tema de grande exposição no Jardim Botânico de Nova Iorque

O Jardim Botânico de Nova Iorque (New York Botanical Garden - NYBG) inaugurou no último dia 8 de junho uma grande exposição sobre a obra do paisagista, pesquisador e artista brasileiro Roberto Burle Marx. Aberta ao público até o dia 29 de setembro, a mostra é a primeira a combinar exuberantes jardins em tributo aos projetos do paisagista com uma galeria dedicada às suas pinturas, desenhos e tapeçarias, revelando as conexões entre sua prática artística e seu comprometimento com a conservação da natureza.

    Seção “Modernist Garden" da exposição. Cortesia de NYBG

    A exposição ocupa diferentes partes do NYBG, incluindo o Modernist Garden - projetado por Raymond Jungles, arquiteto paisagista de Miami e pupilo de Burle Marx - cujo desenho de piso é inspirado no calçadão de Copacabana, o Explorer’s Garden, onde foram alocadas plantas típicas da floresta tropical, o Water Garden, que recebeu palmeiras, bromélias e uma parede de samambaias, além de uma galeria que recebe a seção Art of the Sitio, apresentando aos visitantes o Sítio Roberto Burle Marx, propriedade no Rio de Janeiro adquirida pelo paisagista em 1949 onde cultivava diferentes espécies vegetais e recebia amigos, entre os quais Lúcio Costa, Rino Levi e Oscar Niemeyer.

    Sítio Roberto Burle Marx, 2014. Cortesia de Livia Comandini / Getty Images

    "Roberto Burle Marx (1909–94) foi uma força da natureza no Brasil - através de suas ousadas paisagens, arte vibrante e compromisso apaixonado pela conservação da vegetação." A exposição no NYBG explora a tríade arquitetura-paisagismo-pintura, campos que no trabalho de Burle Marx caminharam sempre juntos, borrando seus limites e se sobrepondo de modo a criar uma obra consistente e bastante abrangente.

    Roberto Burle Marx pintando em sua casa nos anos 80. Cortesia de Claus Meyer / Tyba

    Aqueles que não tiverem a oportunidade de visitar o Jardim Botânico de Nova Iorque e prestigiar uma das maiores exposições sobre Roberto Burle Marx já realizadas fora do Brasil, podem desfrutar de uma experiência virtual com o guia online disponibilizado pelo NYBG.

    Fontes: NYBG e Metropolis

    Galeria de Imagens

    Ver tudoMostrar menos
    Sobre este autor
    Cita: Romullo Baratto. "Roberto Burle Marx é tema de grande exposição no Jardim Botânico de Nova Iorque" 17 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919107/roberto-burle-marx-e-tema-de-grande-exposicao-no-jardim-botanico-de-nova-iorque> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.