Residência Íntima / Linjian Design Studio

Residência Íntima / Linjian Design Studio - Mais Imagens+ 25

Beijing, China
  • Arquitetos: Linjian Design Studio; Linjian Design Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  309
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
Exterior. Imagem cortesia de Linjian Design Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O arquiteto afirma: "Espero que o resultado do meu projeto seja o mais simples possível. Não conciso, mas simples. Essa simplicidade é uma espécie de pureza. Eu não gosto das coisas que são empilhadas. Eu gosto que tenham sentido, então, freqüentemente restrinjo meus projetos. A subtração no espaço não é o propósito. O propósito é transmitir sentimentos mais diretamente. É como esboçar uma maneira mais fácil de expressar ideias. Como um espaço pode ter o poder de um croqui quando estiver finalizado? Eu quero encontrar esse sentimento."

Exterior. Imagem cortesia de Linjian Design Studio

O projeto está localizado às margens do rio, no distrito de Chaoyang em Pequim. Com rios ao norte, árvores a leste e oeste, pradarias e estradas ao sul e mais ao lado, prédios altos. É quase um jardim em meio à cidade, de forma que o projeto procura manter essa sensação de paz e tranquilidade. Segundo o arquiteto, espera-se que o resultado da construção seja como uma página de papel na grama, limpa, leve e silenciosa.

Escritório. Imagem cortesia de Linjian Design Studio

Na questão da funcionalidade, este é um clube privado onde o anfitrião trabalha, relaxa e ocasionalmente entretém amigos. Portanto, do ponto de vista da privacidade, primeiro dividimos o interior em uma linha dinâmica espacial progressiva do coletivo ao íntimo. A área mais coletiva é o corredor de entrada e a sala de chá, a qual funciona como uma sala de estar, com visão ampla e bem iluminada. Esta é também a única "grande ação" feita na construção, cortando o prédio, tornando-o extremamente transparente e coletivo. As outras fachadas foram ordenadas a partir de dois conceitos reativos: uma espécie de "sem ação", e "ação necessária".

Planta

A sala de chá alcança a visão não só do jardim da frente, mas também do rio existente no entorno. Olhando para cima, é possível ver o céu. O espaço é bem iluminado, porém precisa de proteção no sol do verão, o qual foi resolvida com um sombreamento elétrico. 

Janela da frente da sala de chá. Imagem cortesia de Linjian Design Studio
Interior da sala de chá. Imagem cortesia de Linjian Design Studio

O corredor de entrada conecta todos os cômodos em todo a planta e é o espaço mais ocupado. Foi projetado para que seja iluminado durante o dia e que a noite a luz não seja muito forte, de modo que seja possível ver o pátio de dentro. Seria possível que a visão fosse bloqueada pela luz, então optou-se por uma lâmpada de parede mais escura, que ecoa o sentimento visual de "cortar uma lacuna" na fachada externa.

Corredor. Imagem cortesia de Linjian Design Studio

A partir da entrada interna, os espaços coletivos ficam à esquerda, como a sala de jantar. Esperamos que tenha menos luz natural, para que a mesa possa ser iluminada. Ao mesmo tempo, há luzes ambiente na parede, enfatizando o sentido de direção marcado também pela mesa redonda chinesa.

Sala de jantar. Imagem cortesia de Linjian Design Studio

A cozinha foi projetada de forma bem prática, mas também aberta para as vistas externas, de modo que seja possível trabalhar e ver o rio, sentindo-se bem.

Cozinha. Imagem cortesia de Linjian Design Studio
Interior da sala de chá. Imagem cortesia de Linjian Design Studio

O espaço mais íntimo da casa é o estudo e o quarto. Além das funções básicas, há um quintal relativamente independente e exclusivo. No quintal, é possível plantar algumas flores, criar alguns peixes e, ocasionalmente, fazer um churrasco.

Escritório. Imagem cortesia de Linjian Design Studio
Escritório. Imagem cortesia de Linjian Design Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Íntima / Linjian Design Studio" [Private Residence / Linjian Design Studio] 19 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919094/residencia-intima-linjian-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.