Ingenhoven projeta uma montanha urbana em Düsseldorf

A empresa de arquitetura alemã Ingenhoven projetou num novo empreendimento de uso misto para Düsseldorf. Como um "coração verde" e uma montanha urbana na cidade, o projeto está sendo construído na Gustaf-Gründgens-Platz. Chamado Kö-Bogen II, o projeto reflete o caráter do bairro ao criar um novo marco com vista para o parque Hofgarten. Os telhados e fachadas do projeto contarão com vegetação extensiva, tornando-se um modelo sustentável para o centro da cidade.

Ingenhoven projeta uma montanha urbana em Düsseldorf - Mais Imagens+ 1

Cortesia de CADMAN

O desenho do projeto de duas partes é uma resposta direta ao tecido urbano circundante. Com 42 mil metros quadrados de área bruta, a edificação oferece espaço para diversas funções, como comércio, escritórios e recreação local. Em combinação com um edifício triangular menor, o prédio principal de cinco andares em forma de trapézio forma um vale. Pela primeira vez desde a demolição do antigo viaduto “Tausendfüßler”, a vista foi aberta ao Dreischeibenhaus e ao teatro. Os dois prédios do novo empreendimento - com suas fachadas inclinadas - criam uma passagem dinâmica que direciona a vista para o teatro.

O Kö-Bogen II estende a área verde do parque Hofgarten ao centro da cidade. As fachadas do edifício principal e o telhado inclinado, a uma altura de 27 metros, possuem vegetação. Esta fornece resfriamento natural, reduz o efeito ilha de calor do centro da cidade e ajuda a limpar e umidificar o ar. Da mesma forma, foram utilizadas plantas na cobertura inclinada do segundo edifício triangular de dez metros de altura; com sua superfície gramada, convida os transeuntes a descansar, tomar sol e relaxar.

Cortesia de CADMAN
Cortesia de CADMAN

O projeto das fachadas e telhado verdes, em cooperação com o Grupo Werner Sobek, baseia-se em relatórios detalhados sobre o plantio adequado e as condições locais. A seleção de um sistema otimizado de vegetação e a Carpinus betulus como a espécie de planta adequada para a fachada levou em consideração o potencial de plantio no contexto do edifício e foi necessário assegurar que o sistema teria sucesso. A vegetação na cobertura do Kö-Bogen II foi aplicada de maneira convencional, com plantas em canteiros, e um sistema de vegetação com o propósito de envolver contêineres dispostos horizontalmente foi desenvolvido para as fachadas voltadas para o norte e oeste. Estes estão firmemente conectados à respectiva fachada usando uma construção projetada para este fim.

Cortesia de CADMAN

O conceito para o projeto do Kö-Bogen II também inclui o redesenho da Gustaf-Gründgens-Platz. Originalmente, a praça simplesmente havia sido criada como a “tampa de concreto” do estacionamento subterrâneo abaixo — um espaço aberto sem qualquer conforto e benefício social. Em 1992, Christoph Ingenhoven apresentou sua ideia de um abrangente “reparo da cidade”. Isso levou ao projeto Kö-Bogen que, em várias fases da construção, visava a revitalização de um espaço urbano que, até 2013, era dominado por um viaduto. O redesenho da Gustaf-Gründgens-Platz considera a cidade como um todo, em vez de produzir uma reconstrução histórica do layout da estrada anterior. A superfície previamente fechada da Gustaf-Gründgens-Platz receberá agora uma nova vitalidade com a ajuda de árvores, assentos, lanchonetes e um conceito inovador de iluminação.

O Kö-Bogen II tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2020. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Ingenhoven projeta uma montanha urbana em Düsseldorf" [Ingenhoven Breaks Ground on Urban Mountain for Düsseldorf] 15 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918976/ingenhoven-projeta-uma-montanha-urbana-em-dusseldorf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.