Escola Residencial AU Dormitory / TERRAIN architects

Escola Residencial AU Dormitory / TERRAIN architects - Mais Imagens+ 22

Nansana, Uganda
  • Arquitetos: TERRAIN architects; TERRAIN architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Timothy Latim
  • Arquitetos Locais: Enock Kibbamu / Plantek Limited
  • Construtora: Aswangah Construction Services
  • Trabalho Artístico: Mari Minato
  • Arquitetos Responsáveis: Ikko Kobayashi + Fumi Kashimura
  • Cidade: Nansana
  • País: Uganda
Mais informaçõesMenos informações
© Timothy Latim

Descrição enviada pela equipe de projeto. AU dormitory foi construído como uma escola residencial para 50 estudantes da África Subsaariana com o objetivo de prepará-los para ingressar em universidades no exterior. Ele está localizado em uma cidade de rápida urbanização, a 13 quilômetros de Kampala, capital de Uganda; à direita no equador, mas acima do nível do mar.

O edifício é projetado para responder ao clima, com paredes altas posicionadas de leste a oeste para maximizar a sombra e grandes aberturas voltadas para o sul e norte, que trazem vento e luz para os dormitórios. Ele consiste em salas de aula, dormitórios masculinos e femininos, salas para funcionários, uma cantina, cozinha e também um escritório administrativo. 

© Timothy Latim
Planta - térreo
© Timothy Latim

No terreno, o maior desafio foi manter uma distância adequada entre atividades individuais e em grupo. Os dormitórios que compartilham um espaço entre duas paredes - áreas de 3 e 4 metros de largura, chamadas "baías" - se juntam, enquanto os de cada lado da parede se separam.

Além da extensão, três "baias" são grandes o suficiente para reunir toda a comunidade. Percebemos que a população local passava seus dias quentes do lado de fora, na sombra e na brisa, então seguimos o mesmo princípio posicionando paredes nos lados leste e oeste para proporcionar sombra, e criando grandes aberturas nas fachadas norte e sul para atrair vento e luz para os quartos.

© Timothy Latim
Croqui
© Timothy Latim

Todos os materiais e tecnologias de construção são de origem local, respeitando a cultura. Os tijolos vermelhos foram cuidadosamente selecionados e as paredes cuidadosamente construídas. Isso ocorre porque o peso visual e a espessura conferem ao prédio uma sensação de segurança, como o tronco de uma árvore grande que está profundamente enraizada na terra, o que faz com que as pessoas queiram tocá-lo ou se apoiar nele.

Através do longo processo de construção, os pedreiros e trabalhadores encontraram orgulho em seus próprios tijolos - algo que originalmente não viam valor.

© Timothy Latim

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nansana, Uganda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Residencial AU Dormitory / TERRAIN architects" [AU Dormitory / TERRAIN architects] 21 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918896/escola-residencial-au-dormitory-terrain-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.