Casa de Vidro Doonan / Sarah Waller Design

Casa de Vidro Doonan / Sarah Waller Design

© Mister Mistress© Mister Mistress© Mister Mistress© Mister Mistress+ 28

Doonan, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  660
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo Fotografias:  Mister Mistress, Paul Smith, Anastasia Kariofyllidis
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, Bisazza Australia, Fenix Interiors, Fibonacci Stone, Fisher Paykel and Miele, GJames, James Hardie Australia, Reece
Mais informaçõesMenos informações
© Mister Mistress
© Mister Mistress

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta projeto foi realizado pela arquiteta Sarah Waller como a "casa dos sonhos" para ela própria. Partindo dos princípios modernistas do"menos é mais", a laje flutuante, longas aberturas totais com vidro e um telhado quase plano fornecem uma forma linear simples, mas elegante. Inspirada em casas de meados do século, como a Farnsworth House de Mies van der Rohe e a Glass House de Philip Johnson, a Sarah Waller Design teve como objetivo criar uma arquitetura atemporal na Sunshine Coast Hinterland.

© Mister Mistress
© Mister Mistress
© Mister Mistress
© Mister Mistress

A intenção principal do projeto era remover a distinção entre o interior e o exterior, a fim de criar espaços que parecessem abertos e transparentes. Paredes de vidro que abrangem toda a extensão da casa permitem que a luz natural seja abundante, transmitindo calor e proporcionando vistas ininterruptas do exterior. De dentro, as janelas de canto de vidro aumentam a sensação de abertura e destacam os recursos arquitetônicos. Externamente, o vidro reflete a vegetação circundante que permite que a estrutura se misture ao local e que a paisagem apareça como se estivesse flutuando pela casa.

© Mister Mistress
© Mister Mistress
© Mister Mistress
© Mister Mistress

A casa principal tem uma planta aberta com cozinha e sala de jantar, sala de estar com lareira, sala de mídias, escritório, lavanderia e quatro quartos e banheiros. O quarto principal e o estúdio funcionam como duas caixas de vidro que gentilmente reservam o layout em forma de L. As vistas de todos os quartos aproveitam a paisagem e o clima tropical. A cozinha não convencional ocupa um lugar de destaque no centro da casa e é a definição de minimalismo com uma paleta contida e linhas limpas. Os bancos e a ilha em preto e branco generosamente dimensionados pontuam o layout aberto e refletem a sensação monocromática linear por toda parte.

Planta
Planta

A filosofia por trás desta casa foi criar um lugar que faz o ocupante sentir como se estivessem em férias o tempo todo. Partindo do estilo das piscinas modernistas de Palm Springs, populares nos anos 50, a casa inclui uma piscina de 18 metros, compensada com uma cabana que está idealmente localizada para absorver as vistas deslumbrantes da paisagem. Uma sensação tropical permeia o paisagismo exuberante que envolve a casa e a piscina, que desceu um nível, de modo que vistas para o interior da casa são maximizadas. A plantação tropical em massa simples com árvores e iluminação artificial é o partido do projeto de paisagismo.

© Mister Mistress
© Mister Mistress
© Mister Mistress
© Mister Mistress

As linhas limpas, transparência total e detalhes mínimos se juntam para criar uma declaração arquitetônica que reflete as casas do movimento modernista dos anos 1950, enquanto a escolha por uma paleta monocromática completa a composição da casa, resultando em uma casa familiar moderna e fluida. 

© Mister Mistress
© Mister Mistress

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Vidro Doonan / Sarah Waller Design" [The Doonan Glasshouse / Sarah Waller Design] 30 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918689/casa-de-vidro-doonan-sarah-waller-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.